12 de outubro de 2024

Bispo Dom Pedro Conti vai conduzir Círio de Nazaré em Macapá pela última vez após completar 75 anos

Patriarca deve se aposentar após atingir idade máxima para exercer a função de Bispo, neste mês de outubro. Dom Pedro Conti durante círio em Macapá
Arquivo/g1
No dia 10 de outubro o bispo diocesano de Macapá, Dom Pedro José Conti, completou 75 anos. Data comemorada próximo à festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré neste domingo (13). O bispo atingiu a idade máxima para exercer a função e deve conduzir o festejo pela última vez antes de se aposentar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Esta é a 90ª edição do evento em Macapá, cerca de 20 delas foram conduzidas por Conti, que exerce e a função desde o dia 20 de fevereiro de 2020 na capital.
Bispo Dom Pedro Conti conduzindo círio de 2022 em Macapá
Rafael Aleixo/g1
Sobre o Bispo
O bispo é naturalmente italiano, nascido na Cidade da Brécia, onde se tornou padre em 1976. Mas além da teologia e filosofia estudadas no seminário diocesano, antes de se aprofundar ainda mais na religião, o pároco se formou em engenharia eletrônica pelo politécnico di Milano, na Itália.
“Eletrônica era muito interessante e naquele tempo, mas comecei a servir à igreja como padre, e ninguém pensava se eu seria bispo ou não. Mas, agradeço ao senhor pelo caminho feito e saúde que me deu até agora, porque afinal, estamos aqui”, disse.
Dom Pedro Conti celebra a missa do Círio de Nazaré em Macapá há mais de 20 anos
Arquivo/g1
Ele iniciou sua missão no Brasil em 1983 na diocese de Bragança, no Pará e serviu a paróquia de Paragominas até 1995.
Neste mesmo ano, o papa João Paulo II escolheu o Patriarca Pedro como Bispo de Conceição do Araguaia. Após 10 anos, ele foi realocado para a diocese de Macapá.
Bispo Pedro contou à rede amazônica que ainda não sabe o que vai fazer após se aposentar ao completar 75 anos, mas segue na missão de propagar a palavra de Deus, e caminhando à melhorias no convívio social.
“Bom, eu espero ter feito alguma coisa de útil, de ter ajudado o povo não só da igreja católica mas também o conjunto da população do Amapá. Estamos vendo uma cidade que cresce cada vez mais. Uma cidade que tem portanto um novo desafio também de convivência, de violência, mas também de possibilidades, como cristãos, construindo o reino de Deus ou seja, gerando um melhor convívio em sociedade”, finalizou o Bispo.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
.

Mais Notícias