13 de outubro de 2024

Organização japonesa que combate armas nucleares ganha Nobel da Paz

Nihon Hidankyo, conhecida como Hibakusha, é um movimento popular de sobreviventes das bombas nucleares que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Nobel da Paz vai para grupo japonês que luta contra armas nucleares
Uma organização japonesa que combate a produção e o uso de armas nucleares recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
O trauma infernal de uma bomba atômica só o Japão conhece: terra arrasada, 120 mil mortos e consequências graves a longo prazo. Era 1945, quase 80 anos atrás, final da Segunda Guerra, quando os Estados Unidos bombardearam as cidades de Hiroshima e Nagasaki.
A organização japonesa que ganhou o Nobel da Paz nesta sexta-feira (11), a Nihon Hidankyo, conhecida como Hibakusha, é um movimento popular de sobreviventes daquelas bombas. Eles não apareciam entre os favoritos ao prémio. Foi uma surpresa absoluta.
Uma emoção incontrolável de quem trabalha desde 1956, longe dos holofotes, com um assunto relevante, e infelizmente muito atual.
“Não pode ser real, não pode ser… Apelaremos ao mundo, como sempre fizemos, pela eliminação das armas nucleares”, disse um dos diretores da organização, o Toshiyuki Mimaki.
Organização japonesa que combate armas nucleares ganha Nobel da Paz
Reprodução/TV Globo
A organização japonesa vai receber um prêmio equivalente a R$ 6 milhões.
O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, disse ter achado “extremamente significativo” que o prêmio de 2024 tenha sido concedido à organização Hibakusha.
Organização japonesa que combate armas nucleares ganha Nobel da Paz
Reprodução/TV Globo
O episódio das bombas de Hiroshima e Nagasaki foi o único, em toda a história, em que armas nucleares foram usadas em uma guerra. Mas essa é hoje uma ameaça, um debate ético muito atual.
O momento que a gente vive foi determinante para a escolha do Nobel da Paz de 2024. No Oriente Médio, acredita-se que Irã esteja perto deste tipo de arma. Israel nunca assumiu oficialmente ter o armamento. A Rússia possui um arsenal extenso de armas nucleares – e tem ameaçado usá-las. A Coreia do Norte é controlada por um ditador que já fez testes nucleares – e também ameaças.
Bombas nucleares
Reprodução/TV Globo
Ao anunciar o prêmio, o Comitê do Nobel afirmou que a organização japonesa ganhou pelos esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e também por demonstrar – através de depoimentos de testemunhas – que essas armas nunca devem ser usadas novamente.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, parabenizou “calorosamente” a Organização Hibakusha. Disse que o trabalho deles é a espinha dorsal do movimento de desarmamento nuclear e que é hora de os líderes mundiais serem tão lúcidos quanto o organização japonesa e tratarem as armas nucleares pelo que elas são: dispositivos de morte.
Secretário-Geral da ONU, António Guterres
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Han Kang é a vencedora do Nobel de Literatura de 2024
Três cientistas que estudam as proteínas ganham o Nobel de Química
Dois cientistas que criaram as bases da inteligência artificial ganham o Prêmio Nobel de Física
Nobel de Medicina 2024 vai para Victor Ambros e Gary Ruvkun pela descoberta dos microRNAs

Mais Notícias