12 de outubro de 2024

Memória TV Integração: Milton Nascimento foi coroado em festa do Congado em meio a símbolos, cores e fé

Veja a reportagem feita em maio de 1998 sobre a coroação de um rei: Milton Nascimento, Rei Congo. A oficialização foi realizada em uma cerimônia que a TV Integração acompanhou. Agora, o material está disponível via streaming no Globoplay. Coroação de Milton Nascimento durante o Congado de Divinópolis em 1998
Arquivo/ TV Integração
Uma festa de símbolos, cores, fé e muitas tradições. Assim são os festejos do Congado ou Reinado mineiros: celebrações muito comuns no Triângulo Mineiro e Centro Oeste. Reis, rainhas e princesas são celebradas.
Muitos recebem a coroa de forma vitalícia, ou seja, a honraria vai sendo passada por gerações. Mas alguns muito especiais são coroados. Foi o que aconteceu com o músico mineiro Milton Nascimento em Divinópolis em 1998.
Milton chegou ao centro da cidade na velha estação ferroviária e foi recebido por reis e rainhas do Congo. A homenagem partiu da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
Ele saiu em procissão pelas ruas ao som de tambores. A reportagem foi ao ar no dia 15 de maio e foi feita pela repórter Fernanda Lília. As imagens foram feitas pelos cinegrafistas Clécio Duarte e Cledson Ferreira.
“As festas de congado nos meses de maio comemoram a libertação dos escravos. Hoje as raças se unem para homenagear um negro: símbolo da cultura mineira.”
Em um palco montado na praça do Santuário de Santo Antônio, Milton recebeu a coroa de Rei Congo e declarou:
“A coisa mais bonita que podia acontecer. E eu fico muito feliz por Divinópolis fazer isso comigo”, disse o cantor.
Diante de um público de quase dez mil pessoa, o agradecimento não poderia ser diferente. Milton cantou. É o que você revê agora na reportagem que foi exibida originalmente no MGTV e, agora, é disponibilizada gratuitamente no streaming Globoplay a partir deste sábado (12) através do projeto Memória da emissora.
Assista ‘Coroação Milton Nascimento’
Memória TV Integração – Milton Nascimento é coroado como Rei do Congo, em Divinópolis
Ficha técnica
Tempo de vídeo: 2 minutos
Ano de veiculação: 1998
Créditos: Fernanda Lília (reportagem); Clécio Duarte e Cledson Ferreira (imagens).
Pesquisa Cedoc: Francisca Rocha.
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias