12 de outubro de 2024

Queda de árvores, casas destelhadas e abastecimento de água afetado: temporal provoca estragos na região de Sorocaba

Na manhã deste sábado (12), equipes da Defesa Civil ainda avaliavam o prejuízo em algumas cidades da região. Árvores caíram em bairro de Sorocaba (SP)
Tito Julio Pandolfo/Arquivo pessoal
O temporal que atingiu a região de Sorocaba (SP) na noite de sexta-feira (11) destelhou casas e deixou cidades parcialmente sem eletricidade. Na manhã deste sábado (12), equipes da Defesa Civil ainda avaliavam os estragos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Em Sorocaba (SP), foram registradas oito quedas de árvores nas ruas Costa Rica, Quarenta e Sete, Venezuela, Antônio Gomes Morgado, Erico Oliveira, Dr. Gabriel Resende Passos e Erico de Oliveira. Uma casa foi destelhada no Parque São Bento, mas ninguém ficou ferido.
Bairros como Santo Amaro, Vitória Régia, Jardim Bom Sucesso, São Camilo, Mineirão, Maria Eugênia, Laranjeiras, Caguaçu, Vila Fiore e Brasilândia ficaram às escuras.
Queda de árvore atingiu telhado de casa em Sorocaba
Keila Peres/Arquivo pessoal
Em alguns bairros das zonas leste e sul da cidade, também houve queda na distribuição de energia, mas o restabelecimento ocorreu instantes após a interrupção.
A CPFL Piratininga, responsável pela distribuição, informou que o forte temporal que atingiu a cidade impactou alguns trechos da rede de distribuição do município.
“Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando, neste momento, para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança e no menor tempo possível”, afirma.
A concessionária alertou também que, nesses momentos, ninguém deve tocar em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica e, sim, acionar imediatamente a CPFL e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.
Árvores caíram na Árvore Grande
Tito Julio Pandolfo/Arquivo pessoal
A empresa ressaltou ainda que, além do call center (0800-010-2570), o registro da falta de energia pode ser feito pelos canais digitais de atendimento, no site, app CPFL Energia, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 27304.
Em São Roque (SP) houve o destelhamento de um supermercado, atingindo várias casas da Rua Rotary Club, no Jardi Flórida. Um poste chegou a se partir ao meio, mas ninguém ficou ferido.
Mercado foi parcialmente destelhado em São Roque
Armado Lippi/Arquivo pessoal
Segundo a Defesa Civil do estado, Mairinque (SP) registrou quedas de árvores e casas parcialmente destelhadas. Apesar dos prejuízos, não foi preciso interditar nenhum ponto do município e ninguém ficou ferido. Equipes farão uma nova avaliação neste sábado (12).
Também houve registo de chuva intensa em Piedade (SP). Segundo a Defesa Civil, o acumulado de chuva na noite de sexta-feira foi de 27 milímetros.
Abastecimento de água afetado
Por conta da falta de energia nas Estações de Tratamento após o temporal de sexta-feira, a Sabesp informou que São Roque e Araçariguama (SP) tiveram a captação e produção de água afetadas.
Além disso, algumas estações elevatórias, que são equipamentos que transportam a água para locais mais altos, também foram prejudicadas nos dois municípios. De acordo com a Sabesp, a concessionária de energia foi acionada, mas, até a manhã deste sábado (12), não havia previsão da energia ser reabastecida.
A orientação é para que os moradores façam uso consciente da água armazenada nas caixas residenciais.
Chuva provoca estragos na região de Sorocaba (SP)
Armado Lippi/Arquivo pessoal
“É importante o uso sem desperdícios do volume das caixas-d’água dos imóveis e, se possível, a reserva até que o sistema de distribuição esteja em operação integral. Os imóveis que possuem caixa-d’água com reservação para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos as intermitências no abastecimento”, explicou.
Os moradores podem entrar em contato com a Sabesp pela Central de Atendimento, no número 0800 055 0195, pelo WhatsApp (11) 3388-8000 ou pela Agência Virtual.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias