13 de outubro de 2024

Notada por integrante do Slipknot, baterista mirim sonha em subir ao palco com a banda do coração: ‘Quero ser a melhor do mundo’

Com apenas 11 anos, Beatriz da Silva Ferreira, de Sorocaba (SP), já possui uma vasta carreira no ramo musical. Após ter tocado com os Raimundos, ela aumenta sua meta para um sonho internacional: subir ao palco junto ao Slipknot, em São Paulo. Bibi tem 11 anos e é grande fã do Slipknot
Arquivo pessoal
Com 25 anos de formação, o Slipknot sempre chamou atenção pelos vocais pesados de Corey Taylor e seus figurinos peculiares. Mesmo com canções sombrias, a banda conquistou o coração de milhares de pessoas ao redor do mundo – de todas as faixas etárias, incluindo as crianças.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Entre os “baixinhos”, está Beatriz da Silva Ferreira, de 11 anos, a baterista mais jovem e com o maior repertório de todo o Brasil. Moradora de Sorocaba (SP), ela conheceu a banda aos cinco e, hoje, sonha em tocar ao lado do grupo norte-americano.
Entre suas maiores inspirações, está Eloy Casagrande, que assumiu as baquetas do Slipknot após deixar o Sepultura, em abril de 2024 .
“Ela se apaixonou pelo heavy metal através do Slipknot. Ela ficou vidrada com apenas cinco anos. A dificuldade das músicas e os figurinos chamaram muito a sua atenção. Quando ela assistiu os vídeos da banda pela primeira vez, ela me disse: ‘Pai, eu quero aprender’. Ela gosta muito de desafios. Desde então, ela ficou extremamente fã deles”, explica Ailson Ferreira, pai da baterista mirim.
Bibi, de Sorocaba (SP), tem o sonho de tocar com a banda Slipknot
Arquivo pessoal
Os pais contam que perceberam o interesse da menina pela música quando ela tinha quatro anos. No mesmo período, a família levou a menina pela primeira vez a um show de rock.
“No dia seguinte, ela já começou a pedir uma bateria. Improvisei uma com baldes e formas de bolos e colocamos algumas músicas de fundo. Nesse momento, percebi que o ritmo musical dela era fantástico”, contou Ailson ao g1, em 2019.
Beatriz passou a estudar o instrumento logo em seguida e, com menos de um mês de aula, já tocava uma música completa, enfrentando o público com tranquilidade.
Baterista-mirim faz vídeo tocando Slipknot e recebe incentivo de Eloy Casagrande
“A Bibi tem o dom. E o mais interessante é que ela não leva a bateria como obrigação e sim como diversão”, contou Fábio Amaro, professor de bateria dela.
Durante todo o período, a baterista destaca o apoio de seu pai para conquistar os objetivos que tanto almeja. Conforme a menina, o pai é o grande responsável por lidar com todos os trâmites de sua carreira.
“Eu recebo bastante apoio do meu pai. É ele que me ajuda nessas coisas de música também, bateria, a fazer vídeos, nos uniformes, máscara, tudo. Tudo relacionado a mim, a bateria, piano, teclado, canto, ele cuida. Eu recebo bastante apoio dele para continuar com essa vida e não desistir”, revela.
“O meu sonho é ser a melhor baterista do mundo, e eu sempre falo pra ele isso. E ele sempre fala que, se eu quiser, se eu me esforçar, eu vou conseguir ser, pra eu não desistir do meu sonho”, complementa.
Eloy Casagrande chegou a responder Bibi no Instagram
Reprodução/Instagram
“Bibi na Batera”, como gosta de ser chamada, já chegou a ser notada pelo seu grande ídolo nas redes sociais. Em uma publicação, onde a menina mostrava seu figurino feito à mão por uma costureira, o integrante incentivou Beatriz a visitar um show da banda.
“Eu fiquei muito feliz em ver que ele comentou. Ele finalmente respondeu! Uma mensagem vindo de um ‘batera’ como o Eloy, me faz ter ainda mais vontade de tocar bateria. A banda em si significa muito na minha vida”, celebra a artista.
De acordo com Bibi, ela aprende músicas do Slipknot há anos. No repertório, está “Psychosocial”, considerada um dos maiores hits da banda. A canção chegou a ser indicada no Grammy Awards, a premiação mais importante da música, em 2009.
“Entre elas, eu toco ‘Duality’, ‘Psychosocial’, ‘Before I Forget’, ‘The Devil In I’, e também ‘Eyeless’. Eles são minha banda preferida! As canções são animadas e até relaxantes. O ritmo chama muito minha atenção, o heavy metal me faz feliz”, comenta.
Initial plugin text
No total, Beatriz possui um repertório composto por 170 músicas, que também envolvem outros artistas. Em 2019, ela subiu ao palco dos Raimundos, quando tinha apenas sete anos, durante um show em Votorantim (SP).
Em um dos vídeos postados nas redes sociais, a baterista aparece tocando “Mulher de Fases”, junto com a banda de rock nacional. No final da apresentação, Bibi é aplaudida pelo público e pelos artistas (veja acima).
Agora, aos 11 anos, Bibi possui uma série de sonhos que deseja realizar. Na lista, se apresentar com a banda que tanto ama está em primeiro lugar nas prioridades.
Aos 11 anos, ‘Bibi na Batera’ ganha prêmio e passa a ser considerada como baterista mais jovem e com maior repertório do Brasil
“Meu sonho é tocar com o Eloy, com o Slipknot. Vou comemorar meu aniversário de 12 anos em um show deles. Estarei com o uniforme deles, feito à mão pela Rose, figurinista e costureira. Também levarei a máscara que ele usa. Estou ansiosa”, finaliza.
O Slipknot estará no Brasil durante o Knotfest, festival liderado pela banda para comemorar os 25 anos de carreira. O evento, que acontecerá no Allianz Parque, em São Paulo (SP), nos dias 19 e 20 de outubro, contará com diversos outros artistas, incluindo o conjunto brasileiro Black Pantera e o trio japonês Babymetal.
Slipknot estará no Brasil para comemorar os 25 anos de carreira
Reprodução/Instagram
*Colaborou sob supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias