13 de outubro de 2024

Círio de Nazaré, Festa de Nazaré e Quadra Nazarena: entenda as diferenças que cercam a maior procissão católica do Brasil

O g1 conversou com a jornalista e escritora Mízar Klautau Bonna sobre o assunto que pode confundir muitos. “É assim como um pai e um filho: os dois pertencem à mesma família, mas cada um é um”. Círio de Nazaré: Berlinda é acompanhada por um rio de gente em Belém no segundo domingo de outubro.
Nicksson Melo / g1
Ao tentar encontrar um sinônimo para Círio de Nazaré — a maior procissão católica do Brasil, que ocorre em Belém —, ‘Festa de Nazaré’ logo vem à mente. Mas, apesar de ambas serem a celebração da fé do povo por Nossa Senhora de Nazaré com Seu Menino Jesus, Círio e Festa de Nazaré são acontecimentos distintos.
“É assim, como um pai e um filho: os dois pertencem à mesma família, mas cada um é um.”
Quem disse isto foi Mízar Klautau Bonna, jornalista, escritora e desenhista de 11 mantos da imagem de Nossa Senhora, em um artigo para o jornal Voz de Nazaré, décadas atrás.
🤔 E a Quadra Nazarena? Essa sim é o mesmo que a Festa de Nazaré. O por quê você vai entender já já.
Mízar Bonna abriu as portas da sua casa para conversar com o g1 sobre Círio de Nazaré.
Arquivo pessoal
Na busca de esclarecer as peculiaridades deste momento que move milhões de pessoas pelas ruas de Belém, o g1 conversou pessoalmente com Mízar sobre as diferenças entre as manifestações. No auge dos 88 anos, morando em Belém, a escritora, devota desde a infância e apaixonada pela ‘Nazica’ (como carinhosamente os paraenses chamam a Santa), fez questão de explicar todos os detalhes.
O Círio de Nazaré e a Festa de Nazaré
O Círio de Nazaré é o momento único, extraordinário, da devoção. O Círio é no segundo domingo de outubro e sai da Catedral Metropolitana de Belém para a Basílica de Nazaré. […] É a grande procissão. A Festa de Nazaré é um acontecimento que começou praticamente com Plácido.
👨🏽 Plácido foi o caboclo que encontrou, por volta de 1.700, a imagem da Santa próxima ao rio Murucutu, onde hoje é a avenida Nazaré. Logo, a novidade se espalhou pela cidade.
“Eles capinaram o local, se juntavam, cantavam, rezavam e brincavam. Daí começou a aparecer gente para vender isso e aquilo (aos visitantes da imagem) […]. Guloseimas para conseguir trocados, algum tocador de instrumento deveria tocar suas músicas…”
Círio 2024: Arraial de Nazaré abre ao público; veja atrações e valores
Por isso, segundo os historiadores, não há registro de quando, de fato, iniciou a Festa da Nazaré, mas, pela linha do tempo, ela veio antes mesmo do Círio, que ocorreu pela 1ª vez no dia 8 de setembro de 1793, após o governador Francisco de Souza Coutinho determinar a realização de uma romaria com a imagem por Belém.
Círio 2024: confira agenda de procissões e romarias, com horários e percursos
Ou seja, as manifestações, acontecimentos, eventos e situações que cercam e se conectam à data do Círio e próprio dia do Círio, o segundo domingo de outubro, formam a Festa de Nazaré.
Promesseira carrega imagem na cabeça durante o Círio, no segundo domingo de outubro de 2023.
Marcus Passos / g1
A Quadra Nazarena… que não dura mais uma quadra
⛪ Em 1905, a ordem dos barnabitas, uma das mais antigas da Igreja Católica, recebeu a responsabilidade pela igreja (atual Basílica Santuário de Nazaré) que guarda a imagem original encontrada por Plácido. Foram eles que, de acordo com Mízar, nomearam toda essa movimentação ao redor do dia do Círio de ‘Quadra Nazarena’, pois costumava durar 15 dias.
Arraial de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário.
Ascom / Círio de Nazaré
Hoje, a ‘Quadra’ dura quase um mês inteiro e ficou popularmente conhecida com a Festa de Nazaré, ultrapassando as barreiras do significado quinzenal, indo desde a abertura do Arraial (feira e parque de diversões), romarias, procissões e o próprio Círio, finalizando com o Recírio, que neste ano é no dia 28 de outubro.
“Estamos entendidos?”
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Initial plugin text
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Mais Notícias