13 de outubro de 2024

Dia das Crianças no mundo animal: filhotes de anta e onça-pintada são vistos sendo cuidados pelas mães no Pantanal de MS

O vídeo abaixo mostra os filhotes de anta e de onça-pintada sendo cuidados e explorando o mundo, ao lado das mães. Os registros foram feitos pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e pelo biólogo Lucas Morgado. Filhotes de anta e onça-pintada são vistos sendo cuidados pelas mães no Pantanal de MS
O Dia das Crianças também é celebrado no mundo animal. No Pantanal de Mato Grosso do Sul, filhotes de antas e onças são cuidados pelas mães e ensinados a explorar o mundo que os aguarda. Os registros acima, foram gravados pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e, pelo biólogo Lucas Morgado. Veja o vídeo acima.
Postados neste sábado (12) nas redes sociais, os vídeos mostram o carinho e o cuidado diário das mães com os filhos na natureza.
Antas
No vídeo das antas é um exemplo de como os filhotes são curiosos ao explorar e descobrir o habitat ao redor
IHP/Reprodução
Segundo o IHP, o vídeo das antas é um exemplo de como os filhotes são curiosos ao explorar e descobrir o habitat ao redor. Ainda de acordo com a instituição, a espécie é fundamental para o equilíbrio natural, ajudando a dispersar sementes e preservando a biodiversidade.
Tapirus terrestris é o maior mamífero terrestre da América do Sul, conforme os dados do IHP. De acordo com especialistas, a anta é considerada a jardineira da floresta, pois distribui sementes pelo solo após comer os frutos, seu principal alimento.
Além da alimentação, as antas possuem baixo potencial reprodutivo, ou seja, a gestação de um novo filhote pode durar de 13 a 14 meses, com intervalos de até 3 anos.
Onças-pintadas
O registro das onças Dakari e Surya, sobreviventes das queimadas no Pantanal, mostra o filhote colado à mãe durante o banho e descanso.
Lucas Morgado/Reprodução
Já o registro das onças Dakari e Surya, sobreviventes das queimadas no Pantanal, mostra o filhote colado à mãe durante o banho e descanso.
“Não há melhor forma de celebrar o dia das crianças do que com essa oncinha que acabou de chegar ao mundo! Feliz dia das crianças, Dakari! A vida no nosso planeta é forte e resiliente, por mais que nós, humanos, façamos de tudo para destruí-la”, diz Morgado em uma publicação nas redes sociais.
A família pôde ser vista também no dia 7 de outubro, quando a Organização Não Governamental Onçafari publicou um vídeo do processo de habituação de Dakari nas áreas da organização.
A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas. A espécie atingir mais de 68 centímetros de altura e pesar até 158 quilos. O animal está no topo da cadeia, sendo carnívoro e ecologicamente importante para a natureza.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias