13 de outubro de 2024

Milhares de fiéis lotam o Santuário Nacional de Aparecida no dia da padroeira do Brasil

Muitos fiéis escolheram chegar a pé ao Santuário, no interior de São Paulo. Na Via Dutra, uma das principais rodovias do país, eles dividiram espaço com os carros. Milhares de fiéis lotam o Santuário Nacional de Aparecida no dia da padroeira do Brasil
Reprodução/Jornal Nacional
No dia da Padroeira do Brasil, milhares de fiéis lotaram o Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.
Ainda não tinha nem amanhecido e uma enorme fila se formava em um dos pontos mais visitados da Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo. No corredor onde fica a imagem da padroeira eram muitas as expressões de fé.
Devotos que vieram de diversas partes do país para pedir ou agradecer bençãos alcançadas.
“Dois milagres. Eu tava com dois tumores, no intestino e na tireoide. Eu fui curada essa semana e eu acreditei a todo momento que eu fosse conseguir chegar aqui e passar nos pés dela pra agradecer a ela”, afirma Elaine Vieira, cuidadora de idosos.
Muitos fiéis escolheram chegar a pé ao Santuário. Na Via Dutra, uma das principais rodovias do país, eles dividiram espaço com os carros. Um esforço em nome da fé.
“Eu não tenho palavras. A mãe é tudo pra nós, sem ela não somos nada”, diz Antônio de Almeida Salles, gerente de fazenda.
Durante todo o dia, seis missas celebraram a padroeira do Brasil no Santuário Nacional. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, participou da principal delas.
Presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, a missa solene foi acompanhada por milhares de devotos. Em sua homilia, o arcebispo pediu proteção à Amazônia e reforçou a necessidade de cuidar do meio ambiente: “Aqui estão os biomas esperando a própria terra ser cuidada e respeitada”
Em um vídeo dedicado ao povo brasileiro, o Papa Francisco falou sobre a festa de Aparecida e chamou atenção para a emergência climática: “Temos que cuidar uns dos outros e cuidar do clima. Peço à virgem de Aparecida, a quem eu visitei várias vezes, que os abençoe”.
No dia da padroeira do Brasil também se comemora o Dia das Crianças, e elas estiveram presentes aqui no Santuário Nacional. Uma missa foi celebrada especialmente pra elas. E pelos corredores foi possível ver que essa devoção começa desde pequeno.
“Eu aprendi a maioria das rezas com meu avô mesmo, sempre que eu quis rezar meu avô sempre esteve do meu lado”, diz João Vitor de Alcantara Moraes, de 11 anos.
E se fé não se explica, mesmo tão pequenos eles já sabem bem do que ela se trata.
“Eu sou devoto de Nossa Senhora porque Nossa Senhora é padroeira do Brasil e também ela ajuda a muita gente quando você precisa. Eu tô muito feliz mesmo”, reforça João Vitor.

Mais Notícias