10 de janeiro de 2025

Fernando de Noronha tem mutirão de limpeza para remover espécie exótica e invasora do mangue

ICMBio convoca moradores e turistas para participar da ação, que acontece na quinta-feira (28), às 8h30, no Mangue do Sueste. Mutirão no Mague do Sueste, em foto de arquivo
Ana Clara Marinho/TV Globo
O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) realiza um mutirão de limpeza no Mangue do Sueste, em Fernando de Noronha, na quinta-feira (28), às 8h30. O objetivo principal é remover o cipó-chumbo, que é uma espécie exótica e invasora que apresenta risco ao ecossistema local.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Segundo a pesquisadora de fauna do instituto, Rosana Camilo, o cipó-chumbo, cientificamente conhecido como Cuscuta americana, é uma espécie parasita.
“A espécie retira nutrientes de outras plantas para a sobrevivência. A presença do cipó-chumbo em Fernando de Noronha é preocupante, pois, além de parasitar outras espécies, compete por recursos e invade áreas que poderiam ser colonizadas por vegetações nativas, interferindo na cadeia ecológica dos ecossistemas”, explicou a pesquisadora.
A ideia do mutirão é também conscientizar sobre os prejuízos das espécies exóticas e invasoras na biodiversidade de Fernando de Noronha. O cipó-chumbo pode ser encontrado tanto no Parque Nacional Marinho quanto na Área de Proteção Ambiental (APA).
“O cipó-chumbo é uma planta relativamente fácil de ser removida. Queremos que os moradores locais estejam capacitados para executar essa tarefa em seus próprios terrenos, contribuindo assim para a preservação do ecossistema de Noronha”, afirmou Rosana Camilo.
Além dos técnicos do ICMBio, podem participar da ação moradores e turistas. Os organizadores do mutirão pedem aos voluntários que levem luvas, chapéu, sapatos fechados, calça comprida, repelente e água.
Com cerca de 1,5 hectares, o Mangue do Sueste é o único localizado em ilhas oceânicas do Atlântico Sul e faz parte da área do Parque Nacional Marinho.
Mangue do Sueste é monitorado
ICMBio/Divulgação
Palestra

Os alunos do 3º ano da Escola Arquipélago de Fernando de Noronha assistiram à palestra “Espécies exóticas: um problema para conservação do Arquipélago de Fernando de Noronha”, na segunda-feira (25), ministrada por João Vitor Sulino, pesquisador do ICMBio.
Os estudantes receberam informações tanto sobre a fauna e a flora nativa quanto sobre espécies exóticas, endêmicas e invasoras. Foram repassados, ainda, dados relativos às ações de manejo realizadas na ilha pela equipe de pesquisa do instituto.
Ex-aluno da Escola Arquipélago, João Vitor Sulino é formado em engenharia de pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, ele é bolsista do programa GEF- Pró-Espécies para ações de Detecção Precoce e Resposta Rápida a Espécies Exóticas Invasoras.
“Eu me sinto muito grato em voltar à escola como um profissional e poder informar sobre o trabalho do ICMBIo e a realidade de Noronha. Fico muito animado com a participação da turma e com o interesse dos estudantes de ajudar sobre questões na ilha”, disse João Sulino.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Mais Notícias