13 de outubro de 2024

Produtores do Paraná apostam em irrigação artificial para combater prejuízos das mudanças climáticas

Apesar das vantagens, custo é alto; poucas propriedades no Paraná usam o sistema. Irrigação artificial pode ser alternativa para produtores combaterem os prejuízos das m
No Paraná, os projetos de irrigação vem ganhando espaço. O sistema é usado desde o pequeno produtor, com área de meio hectare, até projetos maiores, com 800 hectares, como explica Leandro da Silva, empresário que atua na área de irrigação agrícola.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A busca pela alternativa ocorre diante da escassez enfrentada pelos produtores nos últimos meses.
Dados do Climatempo mostram que, de janeiro até agosto deste ano, na região de Paranavaí, o volume esperado de chuva era de 912 milímetros, mas choveu apenas 537 mm. Uma queda de 41%.
A irrigação artificial é responsável pela produtividade na chácara Santa Maria, em Santa Cruz de Monte Castelo, no noroeste do estado. José Ferreira é proprietário e tem 50 vacas de leite em uma área de quase cinco hectares.
Por mês, a produção de leite fica na casa dos 21 mil litros. Praticamente metade do pasto é irrigado.
“Comecei com poucas vacas, com três, quatro. O pasto não dava, eu fui ajeitando. Passa dois, três meses sem chover e a irrigação liga a noite. Das 9 horas da noite até as 6 horas da manhã irrigado”
O investimento da irrigação do pecuarista foi de aproximadamente R$ 80 mil. O sistema muda a área que vai ser irrigada de forma automática.
Em outra propriedade, mais de 168 mil pés de laranja são irrigados a partir de gotejamento. Um sistema espalhado pelo pomar que fica pingando aproximadamente oito horas, deixando o solo molhado.
Produtores do PR apostam em irrigação artificial para combater prejuízos das mudanças climáticas
Caminhos do Campo/RPC
Custo alto
Apesar das vantagens apontadas pelos produtores, de cada 100 propriedades no estado, apenas seis tem sistema de irrigação.
A explicação pode estar no custo alto. Por isso, recentemente, foi lançado um projeto de incentivo, com novos financiamentos para os agricultores.
“Todo agricultor do estado de uma forma ou de outra, tem algum tipo de apoio. O programa vai beneficiar o pequeno produtor e garantir que ele permaneça no campo produzindo, mas nós temos que garantir a produção de riqueza no estado” afirma Benno Henrique Doetzer, diretor técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais reportagens em Caminhos do Campo.

Mais Notícias