14 de outubro de 2024

Com Sumaré ‘acima da média’, região tem maior venda de veículos novos para um mês em 2024

Dados da Fenabrave mostram que foram emplacados 5,2 mil novos carros, motos, comerciais leves, caminhões e ônibus em setembro nas cinco maiores cidades da região. Emplacamento de veículos
Revista Quatro Rodas/Divulgação
As cinco maiores cidades da região de Campinas (SP) emplacaram juntas 5,2 mil novos veículos em setembro, maior volume para um mês em 2024. A marca foi puxada por um desempenho “acima da média” em Sumaré (SP).
Os números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) abrangem as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos zero quilômetro.

Emplacamentos em setembro por cidade
Americana: 610
Campinas: 2.765
Hortolândia: 332
Indaiatuba: 820
Sumaré: 697
Campinas, maior cidade da região, teve um desempenho abaixo em relação ao mês anterior (2.765 contra 3.058).
No geral, o Brasil apresentou leve retração no mês em números absolutos. No entanto, a Fenabrave apontou o fato de setembro ter um dia útil a menos que agosto como justificativa para os números – na média diária de emplacamentos, setembro superou os meses anteriores.

Para o economista Roberto Brito de Carvalho, professor da PUC-Campinas, os números mostram uma estabilidade do setor, mesmo diante do aumento da taxa básica de juros, que poderia refletir negativamente na venda de veículos.
📱 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
“A manutenção [das vendas], ainda que seja dos números que tínhamos em agosto, com um pequeno sinal positivo de crescimento, ainda mantém as expectativas de que a gente vai ter um ano que deve atingir um patamar de crescimento da economia para além do que havia sido imaginado no início do ano, em torno de 3%”, analisa.
Sumaré
Carvalho aponta que o desempenho de Sumaré em setembro, fora da curva considerando os dados de 2024, tem como causa provável a ampliação e renovação de frotas.
“Sumaré tem se colocado como um centro distribuidor de produtos diversos e é possível que isso tenha refletido em função de algum investimento específico de alguma das empresas de lá”, avalia o economista.
Números em 2024
Considerando a soma das cinco cidades entre janeiro e setembro, já foram emplacados 41.345 veículos novos, sendo que os automóveis respondem por 53% do total, com 21.952 unidades.
As motos aparecem na sequência, com 13.235 emplacadas, ou 32% do total. Campinas, com 1,1 milhão de habitantes, concentra a maior fatia – a frota de motocicletas na metrópole cresceu 29,7% nos últimos dez anos, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Veja os números por cidade:

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias