O vereador Felipe Boró homenageou Lara Mara com a maior honraria do Rio por conta da sua atuação no carnaval da Unidos de Padre Miguel, campeã na Série Ouro e que desfilará na Série Especial em 2025. Lara Mara recebe Medalha Pedro Ernesto
Redes sociais
A neta de Celsinho da Vila Vintém foi homenageada com a Medalha Pedro Ernesto, na Câmara Municipal do Rio, nesta segunda-feira (25). Lara Mara, de 19 anos, é a diretora de carnaval da Unidos de Padre Miguel. A escola é a campeã da Série Ouro e desfilará no Grupo Especial no próximo ano.
A homenagem foi feita pelo vereador Felipe Boró (PRD), que justificou que Lara é a diretora de carnaval mais jovem do Rio de Janeiro e que “simboliza a força e a garra da mulher, e a todos os moradores da nossa Vila Vintém”.
Em 2023, ela já tinha recebido uma moção do vereador Márcio Santos (PRD).
Nas redes sociais, Lara agradeceu a honraria recebida.
“É uma grande honra sendo a mulher mais jovem a exercer o cargo de diretora de carnaval do Brasil, nós podemos ser o que quisermos e principalmente mostrar que o samba é muito mais que carnaval, é cultura.”
Ela finaliza dizendo que na favela também há cultura.
“Dentro da favela não existe só violência, pelo ao contrário, aonde aprendemos valores pra vida!”, completa.
Celsinho da Vila Vintém, conhecido como um dos principais traficantes do Rio na década de 1990, é apontado também como um dos fundadores e chefe da facção Amigos dos Amigos (ADA), rival do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) no comércio ilegal de entorpecentes.
Preso desde 2002, ele ganhou a liberdade em 2022. Ao deixar a cadeia, disse que tem problemas de saúde e não se envolverá mais com o crime.
“[Vou] procurar alguma coisa para fazer, ficar tranquilo. Ficar tranquilo eu vou, me envolver com nada eu não vou. Eu não me envolvo há muitos e muitos anos. Vou tentar viver uma nova vida”, disse.
Celsinho da Vila Vintém ao deixar a prisão, em 2022
Reprodução/TV Globo