13 de outubro de 2024

Pneu é autopeça usada mais vendida no DF, diz pesquisa; mecânico alerta para riscos

Peça também é a mais anunciada e mais procurada, segundo plataforma de classificados online. Veja dicas para identificar se produto está bom ou não para uso. Imagem de arquivo mostra troca de pneus de carro
Pixabay
O pneu é a peça automotiva mais vendida no Distrito Federal, segundo pesquisa da plataforma de classificados online OLX (veja ranking mais abaixo). No entanto, especialistas alertam que comprar usado um dos itens mais importantes do carro pode trazer riscos ao motorista.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O mecânico Francisco Carvalho explica que não é recomendável comprar um pneu usado. “Porque o pneu usado, se ele ficar muito tempo parado, ele fica ressecado, tem uma validade. Tem que ter cuidado com essa situação, se o pneu não é muito velho”, diz o profissional.
Ainda de acordo com o levantamento, o pneu também é a peça mais anunciada e mais procurada pelos usuários da plataforma. Para a empresa, a vantagem dessa modalidade de compra é a economia.
👉 Veja a seguir algumas dicas para identificar se o pneu está bom ou não para compra:
TWI – pneu ‘careca’
À esquerda, pneu novo, e à direita, pneu velho
Arquivo pessoal/Francisco Carvalho
Segundo o mecânico Francisco Carvalho, um indicador importante de ser observado é o Tread Wear Indicator (TWI) do pneu. Ele fica entre os sulcos dos pneus, e indica quando eles devem ser substituídos. Ou seja, se o pneu está liso — popularmente conhecido como pneu “careca” (veja exemplos acima).
“Visualmente tem o TWI, que é um limitador, e andando no carro, ele também pode deformar. Ele pode ficar vibrando, pode fazer barulho. Aí já é um sinal que os pneus estão bem ruins”, explica o profissional.
⚠️ Caso um agente de trânsito fiscalize o estado dos pneus e verifique que o TWI esteja no nível da banda de rodagem, o motorista pode ser multado.
Quanto mais próximo do TWI, maior é a distância de frenagem que o veículo percorre para parar totalmente. Em dias chuvosos, em que o carro desliza mais facilmente pela estrada, estar com um pneu desgastado pode representar grandes riscos de acidentes.
Data de fabricação
Os 4 últimos números indicam a semana e em seguida, o ano em que foi fábricado o pneu. Na imagem, o produto foi fabricado na 18ª semana de 2014
Reprodução/Auto Esporte
A data de fabricação fica carimbada na parte externa do pneu (veja imagem acima). Os últimos 4 algarismos indicam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. Exemplo: se os últimos números são 3416 significa que a fabricação foi na 34ª semana de 2016.
Outra forma mais simples de validar a garantia do pneu é através da nota fiscal. A partir da emissão da nota fiscal, conta-se 5 anos de cobertura. Por isso, a importância de pedir e guardar a nota fiscal na compra do produto.
As autopeças usadas mais vendidas no DF
As 10 autopeças mais vendidas no DF
LEIA TAMBÉM:
Credencial de estacionamento para autistas pode ser feita pela internet; veja como fazer
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Mais Notícias