13 de outubro de 2024

‘Círio 2024 no AP’: há 4 anos fiel carrega cruz de madeira em agradecimento pela vida da filha

Renan Monteiro, de 30 anos, é devoto de Nossa Senhora de Nazaré e nos ombros conduziu neste domingo (13), pelas ruas de Macapá, o que para ele é a personificação da gratidão à Santa. Renan Monteiro, de 30 anos, é devoto de Nossa Senhora de Nazaré
Durante o Círio de Nazaré deste domingo (13), em meio a tantas promessas alcançadas e votos sendo renovados, estava Renan Monteiro, de 30 anos, que carregou uma enorme cruz de madeira nos ombros pelas principais ruas de Macapá em forma de devoção e agradecimento (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
No coração um só sentimento: gratidão. O fiel conta que há 4 anos se ‘apegou’ com Nazinha, como é carinhosamente chamada a Santa, e clamou pela saúde de sua filha, Kaira Suede. 
“O nascimento da minha filha é a graça alcançada. Minha esposa teve complicações na gravidez e eu prometi a Nossa Senhora, que se ela [a filha] nascesse saudável, eu iria carregar essa cruz todos os anos. Esse é o 4º ano que eu venho. É maravilhoso”, disse Renan.
Nos ombros a cruz, nos olhos as lagrimas ao relembrar a trajetória de fé. O devoto destaca que a procissão para ele é marcada por diferentes emoções. Após percorrer um pouco mais da metade do caminho ele diz ‘eu já chorei muito hoje e tenho certeza que irei chorar ainda mais.”
Círio de Nazaré 2024, no Amapá
Mariana Ferreira/g1
Junto de Renan estavam amigos e familiares que o ajudavam no manejo da cruz e molhavam a rua para aliviar o calor, já que o fiel também estava descalço (veja vídeo no início desta matéria).
Em meio a multidão, Renan foi prosseguindo até chegar a catedral histórica de São José, no centro da capital, por volta das 12h. 
Círio de Nazaré 2024, no Amapá
Mariana Ferreira/g1
VEJA TAMBÉM:
‘É Círio outra vez’: veja FOTOS da procissão em honra a Nossa Senhora de Nazaré, no AP
De geração para geração 
Outra devota de Nazinha que seguia descalço pelas ruas de Macapá era Ádria Malena, de 34 anos. A jovem carregava nos braços uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré como gesto de amor. 
Adria destaca que vai ao Círio desde criança com a família. Para eles, segundo ela, essa é uma tradição que passa de geração em geração. 
“Eu vinha com a minha mãe, agora ela passou para mim […] sou devota de Nazinha de todo o coração, para sempre”, disse a jovem. 
Ádria Malena, de 34 anos
Mariana Ferreira/g1
Neste ano o tema da festividade foi: “Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus aconteça!” e o lema “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (veja galeria de fotos abaixo).
O momento que marca o ponto das celebrações à Rainha da Amazônia reuniu, segundo a organização, mais de 200 mil pessoas em procissão pela principais ruas da capital.
Galerias Relacionadas
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias