14 de outubro de 2024

Praia artificial de Sertãozinho, SP, é fechada para banho e pesca por conta do baixo volume de água

Parque segue em funcionamento, mas represa não pode ser utilizada e não há previsão para reabertura. Apesar de chuva no fim de semana, nível continua baixo. Prainha de Sertãozinho, SP, está fechada por conta do baixo volume de água
Marcelo Moraes/EPTV
A prainha do Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni em Sertãozinho (SP) foi fechada por tempo indeterminado por conta da estiagem severa que a região enfrenta.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
À EPTV, afiliada da TV Globo, a Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho explicou por meio de nota que o local foi diretamente afetado pela falta de chuva na região, resultando em uma redução drástica no volume de água da represa.
“Temos uma seca muito brava que atingiu toda nossa região, e não teve como abrirmos [a prainha]. Só interditamos quando vimos que não tinha condições mesmo de o turista fazer uso da prainha. Temos a piscina do parque, mas [para usar] a prainha tem de esperar”, disse Josias Nascimento, secretário da pasta.
De acordo com o Climatempo, Sertãozinho ficou sem registrar chuva por 35 dias. Neste sábado (12), segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), foram registrados 26,1 milímetros.
Mesmo assim, são necessárias mais chuvas para melhorar o nível da prainha.
LEIA TAMBÉM
Setembro chega ao fim com chuvas abaixo da média e calor atípico para o período em Ribeirão Preto
SP aumenta aeronaves para combater incêndio na maior reserva de cerrado do estado
Medo do futuro, traumas e desespero: como devastação dos incêndios afeta saúde mental
A praia artificial funciona em uma represa banhada por dois córregos, segundo a Prefeitura de Sertãozinho. Um deles é o Córrego da Vendinha e o outro é um afluente que passa pela cidade.
Ainda não há uma data para a reabertura. A expectativa é de que, entre outubro e novembro, meses que costumam ser mais chuvosos, a represa volte a encher e o local seja liberado para banho. O parque continua aberto para visitação.
“Acreditamos que próximo ao final do ano é possível que já esteja liberado. Assim que tiver o mínimo com segurança, aí sim nós estaremos liberando a prainha para ser usada pelos turistas”, disse Josias.
Sem chuva, volume de água caiu drasticamente na prainha de Sertãozinho, SP
Marcelo Moraes/EPTV
Parque segue em funcionamento
O parque ecológico onde fica a prainha foi inaugurado em dezembro de 2008 e funciona de quarta-feira a domingo, inclusive aos feriados, das 9h às 18h. Ele segue em funcionamento apesar de a represa estar interditada.
A área total do espaço é de 822.065 metros quadrados e a estrutura conta com campos de futebol, quadras de tênis, quadras poliesportivas, estaleiros para pesca esportiva, quiosques com churrasqueiras e piscinas, além da praia artificial.
Também há ciclovia, pista de corrida, playground e pedalinhos. O parque está localizado na represa da Usina São Geraldo e o acesso é feito pelo km 342 da Rodovia Armando de Sales Oliveira (SP-322).
Praia artificial de Sertãozinho, SP
Marcelo Moraes/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias