14 de outubro de 2024

Transformando a Educação Médica através da Humanização

Referência nacional e internacional, a Faculdade de Medicina de Petrópolis combina tecnologia avançada, ensino humanizado e parcerias globais para formar profissionais de destaque. A UNIFASE/FMP garante ensino de excelência e qualidade de vida universitária, proporcionando uma jornada de bem-estar físico e mental, essenciais para alcançar o sucesso acadêmico e pessoal
Divulgação
Em um cenário onde a formação de médicos se torna cada vez mais crucial para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e justa, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) se destaca por sua abordagem inovadora, que alia excelência acadêmica e uma formação profundamente humanizada e tecnológica.
Com quase 60 anos de história e mais de 5 mil médicos formados, a instituição não apenas prepara profissionais tecnicamente capacitados, mas também agentes de transformação social, comprometidos com o cuidado integral ao paciente e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nossos cursos de graduação, pós-graduação e residência médica, multiprofissional e em área profissional da saúde se sustentam no SUS. Além disso, temos cinco equipes de Atenção Primária à Saúde, principal porta de entrada de atendimento e manutenção da saúde das pessoas. O SUS justifica a forma como ensinamos até hoje. Essa é a nossa luta e o nosso maior valor”, destaca a diretora geral da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.
Cenários próprios e conveniados promovem uma abordagem mais humanizada e prática desde o primeiro período. Com foco na excelência e na humanização, a instituição prepara os futuros profissionais para fazer a diferença na vida dos pacientes e na comunidade
Divulgação
A prática médica contemporânea exige muito mais do que conhecimento técnico. Em um mundo onde a medicina está cada vez mais centrada no paciente, entender o ser humano em sua integralidade se tornou uma necessidade. Na UNIFASE/FMP, essa compreensão começa já nos primeiros passos da jornada acadêmica dos futuros médicos, através do Programa de Desenvolvimento das Humanidades.
“O programa já faz parte da grade curricular e mudou muito como eu enxergava o atendimento médico. Humanizou ainda mais o cuidado com os pacientes. As histórias deles impactam também a vida do médico que está ali no atendimento. Essa vivência da profissão mudou toda a minha perspectiva não apenas enquanto profissional da área da saúde, mas também como ser humano”, enfatiza Maria Victoria Palazzo, aluna de medicina da UNIFASE/FMP.
A formação na UNIFASE/FMP não se restringe às salas de aula. Desde o primeiro semestre, os alunos são inseridos em um ambiente de aprendizado prático e dinâmico, com acesso a Hospital de Ensino – o maior de Petrópolis/RJ – a Ambulatório Escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados e as unidades de saúde da família, todos integrados ao SUS. Isso garante que os futuros médicos estejam familiarizados com a realidade do sistema público de saúde.
“Formar médicos com essa sensibilidade e compromisso é o que nos caracteriza e assegura que nossos profissionais estejam prontos para atender às complexas necessidades de saúde da população com um olhar humano e inclusivo. Além disso, ao abranger a educação multiprofissional, que estimula a colaboração entre as diferentes áreas da saúde, visando o atendimento humanizado e a plena recuperação dos pacientes, a UNIFASE/FMP forma excelentes profissionais que se tornam referência nacional e internacionalmente”, explica Álvaro Veiga, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Localizada em Petrópolis, a Faculdade de Medicina de Petrópolis tem infraestrutura de ponta combinada com um Campus Parque integrado à natureza em uma das cidades mais seguras do Brasil, oferecendo aos alunos um ambiente propício ao aprendizado e ao bem-estar.
A instituição tem um moderno Centro de Simulação Realística e o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), que posicionam a faculdade como uma referência na formação médica no Brasil e na América Latina.
Em meio à exuberância da Mata Atlântica, o campus se destaca como um refúgio de conhecimento e tranquilidade. Nesse espaço, o aprendizado acontece rodeado pela beleza e serenidade da natureza, proporcionando uma experiência única e inspiradora
Divulgação
Recentemente, a instituição incorporou ao ensino a mesa anatômica digital, uma ferramenta de ponta que proporciona uma experiência interativa em anatomia, histologia e radiologia.
Essa tecnologia não só enriquece o aprendizado, mas também permite que os estudantes compreendam e fixem o conhecimento de maneira mais profunda e prática.
Tecnologia e cuidado humanizado se unem na formação de excelência na UNIFASE/FMP. Sempre atenta aos avanços tecnológicos, a instituição investe em equipamentos de alto padrão, como a nova mesa anatômica 3D, que oferece uma visualização detalhada e interativa do corpo humano
Divulgação
Além disso, laboratórios de última geração, como o de Medicina Regenerativa e o de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada, em parceria com a Fiocruz, possibilitam o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que contribuem para o avanço da ciência médica e para o aprimoramento do atendimento à saúde.
Além disso, laboratórios de última geração, como o de Medicina Regenerativa e o de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada, em parceria com a Fiocruz, possibilitam o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que contribuem para o avanço da ciência médica e para o aprimoramento do atendimento à saúde
Divulgação
“Na UNIFASE/FMP, acreditamos que a formação médica vai além do conhecimento técnico; ela deve unir a humanização e a tecnologia de forma harmoniosa. Nosso corpo docente, formado majoritariamente por Mestres e Doutores, está comprometido com a missão de integrar ensino e assistência, assegurando que nossos alunos estejam preparados para enfrentar os desafios reais da prática médica”, destaca Patrícia Tavares, Coordenadora do Curso de Medicina.
A UNIFASE/FMP também mantém diversas parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Fiocruz, o Hospital Central do Exército, a PUC da República Dominicana, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.
As inscrições para o vestibular de Medicina da UNIFASE/FMP estão abertas até o dia 14 de novembro e devem ser feitas no site: www.unifase-rj.edu.br/vestibular-fmp-medicina. Para usar a nota do ENEM, é preciso registrar o interesse até 17 de outubro. A prova será aplicada em 24 de novembro. É possível obter mais informações sobre a UNIFASE/FMP no site: www.unifase-rj.edu.br.
Profª. Drª. Patrícia Tavares da Silva Candido – CRM 77817-6 – Coordenadora do curso de Medicina.

Mais Notícias