16 de outubro de 2024

Donatinho grava clipe no AC e traz últimos registros de João Donato em álbum conjunto: ‘Encontro de pai e filho’

Em 2017, Donatinho lançou o primeiro álbum com o pai e agora promove o “sintetiza2”, previsto para ser lançado em novembro, com últimas gravações de João Donato em vida. Clipe gravado no Acre sairá na primeira semana de novembro. Donatinho lança Sintetiza2 e arte da capa é de Allan Jefferson, da DC Comics
Arquivo pessoal
Donatinho, músico e filho do renomado artista João Donato, lança o álbum “sintetiza2”, em parceria com seu pai, que morreu em julho do ano passado, aos 88 anos. O álbum contém as últimas gravações feitas por Donato em vida, celebrando seu legado e trajetória musical. O lançamento está agendado para o dia 24 de outubro e estará disponível em todas as plataformas digitais. O videoclipe, gravado no Acre, será lançado na primeira semana de novembro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A música de João Donato, universal, tinha o swing no DNA. O piano sincopado era único, inconfundível. Eram suas marcas a criatividade, a inquietude e a paixão pela mistura de diferentes gêneros musicais, como jazz, samba, funk e ritmos latinos.
Sua veia musical não parou com ele. Seu filho, o Donatinho, não leva apenas o mesmo nome do pai, mas também segue carreira musical e está dando continuidade a um projeto que tem a participação de João Donato, antes da morte.
“É a continuação de um projeto que eu fiz com meu pai em 2017. A gente lançou o primeiro álbum em parceria nós dois juntos, que se chama Sintetizamor. Ganhamos o prêmio da música brasileira de melhor álbum do ano e durante a pandemia, a gente se encontrou de forma informal, assim, surgiu naturalmente a continuação, que é o sintetiza2, que é esse encontro de pai e filho, com sintetizadores analógicos, músicas pop dançantes e a gente se divertindo, tocando, cantando”, afirmou ele.
Clipe de uma das músicas do álbum de Donatinho com o pai, foi gravado no Acre
Arquivo pessoal
Por conta deste lançamento, o Acre foi o local escolhido para a gravação do videoclipe do single ‘intuir’, que conta com a participação do pai de Donatinho. A música traz uma mensagem de esperança pós covid-19.
“A ideia de fazer o clipe no Acre é porque a gente vai lançar o clipe que fala da Covid, fala da superação da positividade e como o Donato não está mais presente essa é a forma que a gente encontrou de ele se fazer presente, que seria gravando aqui no Acre. Passando por lugares onde ele nasceu e lugares onde ele viveu. Vamos mostrar essa diversidade linda da natureza do Acre e das pessoas”, declarou Donatinho.
Gravado há cerca de três anos, o álbum Sintetiza2 chega ao mundo e, tal como o antecessor Sintetizamor, apresenta repertório autoral composto pelos dois artistas.
LEIA MAIS:
Donatinho é bom de título ao batizar o segundo álbum com o pai, João Donato
Donato se movimenta à vontade no espaço de Donatinho em álbum pop
Veja a capa futurista do álbum feito por João Donato com filho Donatinho
João Donato, dono da própria bossa, deixa mistura única de jazz, ritmos latinos e música brasileira
Acreano João Donato vence Grammy Latino 2023 com álbum ‘Serotonina’
Donatinho, filho de João Donato, grava clipe no Acre em homenagem ao pai
João Donato
João Donato é tido como um precursor da Bossa Nova pelos próprios bossanovistas. O compositor Marcos Valle conta que Tom Jobim, também pianista e o mestre de todos, dizia que era Donato seu professor.
Ele trabalhou com artistas como Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery. O letrista mais constante foi seu irmão, Lysias Enio. Entre as composições mais conhecidas, estão “A paz”, com Gilberto Gil, “A rã”, com Caetano Veloso, e “Simples carinho”, com Abel Silva.
Em 2006, a Usina de Artes João Donato foi inaugurada em Rio Branco, homenageando o artista. A diretora Simone Pessoa recorda com carinho a última visita dele ao espaço.
“Ele esteve aqui na inauguração em 2006, junto com o ministro, na época, Gilberto Gil. Algumas vezes ele tocou o nosso piano. A última vez que ele esteve conosco foi em 2014. Ele veio participar da SBPC, aqui na UFAC, e então ele esteve aqui conosco numa tarde muito gostosa, com os nossos alunos, com alguns convidados no teatro, tocando piano, contando, narrando aquelas histórias que ele amava narrar, não só sobre o arco, mas sobre ele mesmo, sobre a carreira e foi um momento muito prazeroso”, conta ela.
Ao longo dos anos, a usina tem sido um um espaço de promoção cultural, servindo à toda sociedade acreana. A diretora comenta sobre a participação da cultura acreana no projeto.
“Isso na verdade é uma demonstração do quanto Donatinho quer levar adiante, quer mostrar cada vez mais de onde o pai dele, de onde a família dele veio, partiu e o quanto o pai dele tinha respeito e amor pelo Acre”, diz.
João Donato é o único acreano a ter o prêmio Grammy, considerado o “Oscar” da música
Reprodução/Getty Images
Vídeos: g1

Mais Notícias