10 de janeiro de 2025

Vídeo mostra chinês resgatado à deriva no mar após fugir de hospital em Santos, SP; ASSISTA

Homem havia sido resgatado com sinais de hipotermia e desorientação, mas fugiu após primeiro atendimento em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Vídeo mostra chinês resgatado à deriva no mar fugindo de hospital em Santos, SP
Imagens de câmeras de monitoramento flagraram o momento em que o chinês, resgatado após ser encontrado à deriva no mar, fugiu da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santos, no litoral de São Paulo. O vídeo, obtido pela TV Tribuna, afiliada da Globo, mostra o homem de 48 anos andando na calçada de um comércio somente com uma manta térmica enrolada ao corpo (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A Capitania dos Portos informou que o estrangeiro foi resgatado por trabalhadores da empresa Brasclean no canal do Porto de Santos, no último sábado (23). Ele foi encaminhado para a sede da Capitania com sinais de hipotermia e desorientação. Imagens, obtidas pelo g1, mostram o chinês no barco onde foi resgatado (veja no fim da reportagem).
O estrangeiro, que não teve o nome revelado, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para a UPA Zona Leste, mas fugiu após receber o primeiro atendimento na sala de emergência (veja mais detalhes abaixo).
A repórter Addriana Cutino, da TV Tribuna, teve acesso a imagens de câmeras de monitoramento de um estabelecimento próximo à UPA. Elas mostram o homem sem camiseta e com a manta térmica enrolada ao corpo caminhando pelas ruas.
Em um dos vídeos, o homem aparece atravessando a via. Ele aparenta estar cansado e carrega uma sacola plástica com um conteúdo, aparentam ser roupas. Após passar pelo comércio, o homem desapareceu.
O caso é investigado pela Polícia Federal (PF) de Santos.
Procurada pelo g1, o Itamaraty e a Embaixada da China no Brasil não se manifestaram.
Leia também:
SUSTO: Carro invade doceria e criança escapa por um triz de atropelamento; VÍDEO
TRANSMISSÕES: Trio faz transmissões ao vivo comemorando supostos crimes no litoral de SP: ‘na praia do Guarujá é tudo nosso’
FEMINICÍDIO: Homem preso por esganar a esposa até a morte diz que esperou ela dormir para cometer o crime
Fuga de chinês do hospital foi flagrada por câmeras de monitoramento em Santos (SP)
Reprodução/TV Tribuna e Arquivo Pessoal
Fuga
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o chinês recebeu atendimento na sala de emergência da UPA da Zona Leste, onde foram verificados que os sinais vitais [pressão, batimento cardíaco, glicemia, temperatura, oxigenação] estavam normais.
Com o quadro clínico estável, foi descartada a necessidade de mantê-lo no leito de emergência. Desta forma, os funcionários da UPA orientaram o estrangeiro a esperar na recepção pelo atendimento clínico no consultório. O homem, porém, fugiu antes de ser atendido pela segunda vez.
Resgate
Chinês à deriva no mar é resgatado por trabalhadores do Porto de Santos
Leonardo Fama, de 32 anos, foi um dos responsáveis pelo salvamento do chinês. Ao g1, ele contou que atua na empresa Brasclean como operador de resposta em emergência e estava em serviço quando notou profissionais de outra companhia acenando para eles. A dupla se aproximou e ouviu sobre o homem à deriva, se deslocando ao ponto indicado.
“Na hora que avistamos a vítima, parecia cena de filme. Ele estava branco, nariz cheio de secreção, parecia que já estava morto. Notamos que ele não estava morto pelo motivo do barco encostar nele e ele dar o último suspiro e ir afundando”, relembrou Leonardo.
O trabalhador contou que o chinês estava com uma sacola amarrada ao corpo com documentos, que foram verificados na sede da Capitania. “Foi possível constatar que a vítima tem nacionalidade chinesa e possui Cédula de Identidade de Estrangeiro na validade”, disse o órgão, em nota.
A Autoridade Portuária de Santos (APS), responsável pela administração do complexo portuário, informou que não foi acionada para a ocorrência.
Homem com nacionalidade chinesa foi resgatado em canal do Porto de Santos
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias