15 de outubro de 2024

Com baixo nível do Rio Piracicaba, tratamento de água fica mais lento e Americana tem abastecimento afetado

Segundo o DAE, tratamento está mais lento e o serviço pode registrar intermitência. Autarquia diz que o cenário é pior que o registrado em 2014. IMAGEM DE ARQUIVO: Estação de captação de água de Americana (SP) no Rio Piracicaba
Gustavo Gomiero
O Departamento de Águas e Esgoto (DAE) de Americana (SP) informou nesta segunda-feira (14) que o baixo nível do Rio Piracicaba no ponto de captação está prejudicando o abastecimento de água em algumas regiões do município. De acordo com o Dae, o cenário ocorre diante da estiagem severa dos últimos meses e é pior que o registrado em 2014.
Por conta da baixa vazão, o tratamento de água tem levado mais tempo nos últimos dias, o que leva à intermitência do serviço. Como consequência, no domingo (13), foram afetadas as regiões da Praia Azul, Chácara Letônia, Parque Novo Mundo, Cidade Jardim e Jardim Ipiranga.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a autarquia, a Prefeitura acionou o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE) solicitando apoio a fim de amenizar os problemas causados pela falta de chuva. Uma equipe do DAEE deve ser enviada à cidade nesta segunda para analisar a situação e apresentar alternativas.
Americana também destaca que tem mantido contato constante com a ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e o Consórcio PCJ, que têm monitorado o cenário hídrico de toda a região.
O g1 pediu um posicionamento ao DAEE sobre o assunto.
Abastecimento prejudicado
O DAE afirma que está trabalhando na capacidade máxima para que os níveis de qualidade sejam mantidos. De acordo com técnicos do DAE, os filtros utilizados para o tratamento estão sendo lavados cinco vezes mais que o normal, utilizando grande quantidade de água para este processo.
Também segundo os técnicos é necessário que a população faça uso consciente da água, evitando lavar calçadas e carros, até que as chuvas voltem a ocorrer em volume suficiente para elevar o nível do rio.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias