15 de outubro de 2024

Tocantins tem alerta de chuvas intensas até quarta-feira (16); veja regiões

Alerta cobre a maior parte do estado, com exceção da região norte. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamento e descargas elétricas. Algumas regiões do Bico do Papagaio não estão dentro da área dos alertas
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para o clima do Tocantins nesta segunda-feira (14). A previsão é de chuvas intensas em grande parte do estado até quarta-feira (16).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Na última semana, a chuva causou estragos em algumas cidades e derrubou um teto de galpão em Paraíso do Tocantins, na região central do estado.
Desta vez, o alerta cobre a maior parte do estado, com exceção da região norte.
LEIA TAMBÉM :
Cidade no Tocantins registra 42ºC e lidera lista de cidades mais quentes do país, diz Inmet
Segundo o Inmet, o alerta amarelo de perigo potencial significa uma situação meteorológica que pode se tornar perigosa. Atividades que podem ser afetadas pelo clima devem ser feitas com cuidado.
Há possibilidade de até 50 milímetros de chuva por dia, com ventos intensos de até 60 km/h. Também tem risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamento e descargas elétricas.
Veja previsão do tempo
Em Araguaína, no norte do estado, o céu com muitas nuvens e com possibilidades de chuvas isoladas está previsto para toda semana. Clima deve se manter quente com temperaturas que podem variar entre 25 °C e 37 °C. A umidade pode chegar a 30% com máxima de 90%.
Na capital, Palmas, as temperaturas podem variar de 26 °C a 39 °C e a umidade de pode chegar a 20% com máxima de 70%. Apesar disso, o céu deve se manter com muitas nuvens e há chances de chuvas isoladas durante toda a semana.
Já em Gurupi, os termômetros variam entre 23 °C e 38 °C com a umidade variando entre 30% a 90%. Os céus devem se manter com muitas nuvem e pancadas de chuvas isoladas
Segundo as orientações, em caso rajadas de vento não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, nem próximo a torres de transmissão e placas de propaganda por riscos de descargas elétricas. Também deve se evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados na tomada.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
*Arthur Girão é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patricio Reis.

Mais Notícias