10 de janeiro de 2025

Júri absolve motoristas de aplicativo acusados de tortura e assassinato de adolescente no RS

Outro adolescente foi alvo de tortura e sobreviveu, segundo denúncia. Motoristas teriam agido de forma a fazer “justiça com as próprias mãos” após suposto roubo de celular. Polícia realiza operação em três cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre
Divulgação / Polícia Civil
O Tribunal do Júri absolveu os quatro motoristas de aplicativo acusados pelo assassinato de um adolescente em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Um segundo adolescente também foi torturado, segundo a denúncia, mas sobreviveu.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com a investigação policial, os acusados pretendiam “fazer justiça com as próprias mãos” após os adolescentes supostamente terem roubado o celular de um motorista de aplicativo em Porto Alegre. Relembre o caso abaixo.
O julgamento foi realizado na segunda-feira (25). Os réus respondiam pelos crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio. No entanto, os jurados consideraram que havia dúvidas sobre a participação dos acusados nos crimes.
“Pedi a condenação, porém os jurados absolveram acolhendo a manifestação da defesa de dúvida quanto à direta participação daqueles motoristas no homicídio. Não irei recorrer da sentença e respeitarei a decisão soberana dos jurados”, diz o promotor Rafael de Lima Riccardi.
O advogado de dois dos acusados afirmou que seus clientes “não participaram em nenhum momento da ação criminosa”.
“Os acusados receberam uma mensagem para ajudar um motorista de aplicativo que tinha sofrido um assalto e, por ajudar um colega, foram injustamente indiciados e denunciados, sofreram mais de dois anos no cárcere”, diz o advogado Jean Severo.
O g1 não localizou a defesa dos outros dois réus absolvidos.
Relembre o caso
Os suspeitos foram presos durante uma operação da Polícia Civil em setembro de 2021. Os quatro motoristas seriam responsáveis pelo homicídio de um adolescente, tentativa de homicídio de outro adolescente e tortura contra os dois.
A apuração durou cerca de cinco meses. A polícia afirmou que os investigados buscavam uma retaliação contra os adolescentes, suspeitos do roubo do celular de um motorista de aplicativo em Porto Alegre no dia 19 de fevereiro de 2021. Após o assalto, o homem teria convocado os colegas para irem atrás dos adolescentes.
“No ato, os indivíduos sequestraram os adolescentes, torturaram-nos por quase duas horas com diversos socos, tapas e chutes, e os levaram até Eldorado do Sul, numa região rural. Já nesse local, os colocaram deitados de bruços, lado a lado, em meio a uma área de matagal, sem qualquer possibilidade de socorro”, disse a polícia, na época das prisões.
Ao final da tortura, os homens teriam disparado um tiro em cada um, na região da nuca. Um dos adolescentes morreu. O segundo disse em depoimento à polícia que fingiu estar desacordado até os suspeitos irem embora. Ele conseguiu pedir ajuda em uma estrada e foi levado ao hospital para atendimento.
A polícia conseguiu identificar os suspeitos através de depoimentos e imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais, além de identificações e rotas de trajetos fornecidas pelas empresas de aplicativo.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias