17 de outubro de 2024

Ao MG2, Engler minimiza ausências na Assembleia de MG, descarta novo programa de distribuição de renda e diz que quer ampliar integração entre metrô e ônibus

Candidato do PL foi entrevistado pelo jornalista Sérgio Marques nesta terça-feira (15). Bruno Engler (PL) é entrevistado no MG2
O candidato do PL à Prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler, disse nesta terça-feira (15) ao MG2 que não pretende criar novos programas de distribuição de renda, mas sim um auxílio que garanta às crianças alimento aos sábados e domingos.
Ele disse que, se eleito, vai rever o Código de Posturas e o Plano Diretor do município para gerar mais empregos.
Defendeu também um programa de requalificação profissional para mulheres vítimas de violência.
Bruno Engler é entrevistado por Sérgio Marques no MG2
Camila Falabela/g1
Adversário de Bruno Engler no 2º turno, o candidato do PSD, Fuad Noman, também foi sabatinado no MG2, nesta segunda-feira (14). A ordem das entrevistas foi definida por sorteio.
Ligação com o metrô
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre transporte público
Engler disse que o próximo prefeito terá obrigação de redesenhar o contrato com as empresas de ônibus e que, no novo documento, será necessário contemplar a linha 2 do metrô, a ser entregue.
Ele afirmou, ainda, que é preciso exigir no novo contrato linhas de ligação e a ampliação do transporte suplementar. Em relação à região metropolitana, falou que é preciso dialogar com outros prefeitos.
“Nós vamos sentar com todos os prefeitos da região metropolitana e com o governador de Minas em busca do bilhete único e de uma integração”, afirmou.
Pobreza
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre pessoas de baixa renda
Em relação ao que pretende fazer para atender famílias em situação de pobreza, Engler afirmou que é preciso gerar emprego.
O candidato falou que, se for eleito, vai rever Código de Posturas, para que o comércio gere mais vagas, e o Plano Diretor que, segundo ele, afastou a construção civil de Belo Horizonte.
“É evidente que tudo aquilo que a prefeitura possa fazer no seu braço social precisa ser feito, mas eu acho que a oportunidade de um emprego é o principal, e hoje falta isso em Belo Horizonte”.
Bruno Engler disse, ainda, que não cabem programas de distribuição de renda no orçamento da prefeitura, mas que vai implantar um projeto que garanta merenda escolar para as crianças aos sábados e domingos.
Projetos para mulheres
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre questões de gênero
Engler foi questionado se projetos para mulheres serão prioridade no governo dele. Ele disse que serão, mas que o objetivo é fazer uma cidade melhor para todos.
“A gente não faz esse jogo do ‘nós contra eles’, homem contra mulher, gay contra hétero, negro contra branco, a gente quer uma cidade melhor para todo mundo”.
O candidato destacou que sua candidata a vice é mulher e que vai fortalecer a patrulha de prevenção à violência de gênero. Ele falou também de uma proposta de requalificação profissional para mulheres vítimas de violência.
“A gente quer uma requalificação profissional para romper essa amarra financeira que muitas vezes prendem as mulheres aos seus agressores. Então, a gente tem um olhar muito carinhoso para com as mulheres”, falou Engler.
Secretariado
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre indicações para secretariado
Engler foi questionado se, no secretariado dele, não haverá indicações políticas. Ele afirmou que pretende der um secretariado técnico e competente, mas não descartou indicações de partidos.
“A gente tinha [no governo Bolsonaro], por exemplo, na Agricultura, a ministra Tereza Cristina, que foi indicação da bancada ruralista do Senado, mas fez um trabalho fenomenal. […] A gente não tem dificuldade com indicações políticas, desde que sejam pessoas técnicas”, afirmou.
Ele disse que, se eleito, vai avaliar as indicações dos partidos e, se o currículo for “condizente com a pasta” e “for uma pessoa competente, honesta e de reputação ilibada”, não há motivos para rejeitar.
Faltas na ALMG
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre ausências na Assembleia Legislativa
O candidato do PL foi questionado sobre dados oficiais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que mostram que, de 2023 até agora, ele faltou a mais da metade das reuniões ordinárias – 117 de um total de 220.
Engler disse que participa das votações e das comissões e dá resultado para os eleitores.
“Eu fui o autor da lei que congelou o IPVA em 2022. […] Sou autor da lei que determina a retirada das tomadas e pontos de energia dos presídios, para que o preso não consiga carregar seu celular. […] Nesses seis anos [como deputado] trabalhamos muito e criamos leis que foram importantes para melhorar a vida dos mineiros, e é isso que importa”, afirmou.
Transparência
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre plano de governo
Sobre o fato de ter retirado a “transparência” das premissas de uma eventual gestão, na segunda versão do plano de governo, Engler disse que isso continua sendo “prioridade absoluta”.
“Assim que eu chegar na Prefeitura de Belo Horizonte, eu vou fazer um raio-x da PBH. Vou auditar todos os contratos da prefeitura para entender aonde está indo o dinheiro do belo-horizontino”, afirmou.
Segundo ele, a mudança no plano de governo foi mais uma “questão estética”.
Saúde
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre saúde
Engler foi questionado sobre a diferença entre um aplicativo que ele propõe criar – com informações em tempo real sobre a saúde, como filas nas unidades e disponibilidade de medicamentos – para um app que já está em testes sem Belo Horizonte.
“A diferença é que nosso aplicativo vai funcionar. […] Hoje, a gente até tem a informação da disponibilidade de remédios no site da prefeitura, mas é difícil encontrar. Tem que ser de fácil acesso, no aplicativo, na palma da mão, para o cidadão não perder viagem”, afirmou.
Em relação às pessoas que não têm acesso a internet, Engler disse que não vai “desestruturar a rede analógica”.
“Todos aqueles que procurarem as unidades de saúde serão atendidos, mas a questão é que hoje boa parte das pessoas, a maioria das pessoas, tem acesso a internet”.
Segurança
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre segurança pública
Sobre a proposta de parcerias com o setor privado para melhorar a segurança em áreas específicas de Belo Horizonte, Bruno Engler afirmou que a ideia é permitir o acesso, por parte das forças de segurança pública, a imagens captadas por empresas e prédios, por exemplo.
“Com isso, você consegue ter um monitoramento muito maior das ruas de Belo Horizonte, para além das câmeras que são da prefeitura”, disse.
Geração de emprego
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre geração de emprego
Engler afirmou que, se for eleito, quer gerar empregos em toda a cidade. Uma das ideias é descentralizar a prefeitura.
“Nós vamos transformar as regionais em subprefeituras, com autonomia orçamentária, capacidade de resolver pequenos problemas. A gente entende que Belo Horizonte não se resume à área dentro da Avenida do Contorno”, afirmou.
Chuvas
Entrevista Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) responde pergunta sobre planos para período de chuvas
O candidato disse que, de forma emergencial, pretende montar uma força-tarefa junto com o governo do estado para as pessoas que precisarem de assistência em períodos de chuvas.
“Após o período de chuvas, é quando você prepara para o próximo. A gente vai ampliar a estrutura que já existe e buscar soluções mais modernas”.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Mais Notícias