16 de outubro de 2024

Quaest 2º turno: confira a intenção de votos para Palmas por escolaridade, renda, gênero e idade

Pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de outubro e entrevistou 704 pessoas acima de 16 anos. Com margem de erro de 3,7 pontos percentuais, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL) estão tecnicamente empatados. Eduardo Siqueira Campos e Janad Valcari
Arte g1
A pesquisa Quaest com as intenções de voto para o 2º turno em Palmas mostrou percentual de eleitores por idade, escolaridade, renda e gênero. Disputam a prefeitura os candidatos Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A primeira rodada da pesquisa para o 2º turno foi divulgada nesta terça-feira (15). Eduardo teve 47% das intenções de voto e Janad, 43%. Eles estão tecnicamente empatados, pois a pesquisa possui uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
Encomendada pela TV Anhanguera, a pesquisa conta com informações coletadas em 704 entrevistas presenciais com pessoas acima dos 16 anos, entre os dias 12 e 14 de outubro.
O estudo tem 95% de nível de confiança. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem o protocolo TO-07778/2024.
LEIA TAMBÉM:
Quaest em Palmas, 2º turno: Eduardo Siqueira Campos tem 47% e Janad Valcari tem 43%
Por gênero
Com relação ao gênero dos entrevistados, Eduardo Siqueira Campos somou a maior intenção de votos femininos e Janad Valcari, os masculinos. Veja as porcentagens:
Voto por gênero
A margem de erro nas intenções de voto por sexo é de 5 pontos percentuais.
Por idade
No recorte por idade, Eduardo obteve maioria das intenções de voto nos três recortes etários feitos pela pesquisa. Os maiores percentuais dele foram observados nos públicos de 35 a 59 anos e mais de 60 anos, com 48%.
Em relação à Janad, o maior percentual alcançado é no público acima dos 60 anos, onde atingiu 44%.
Voto por idade
A margem de erro nas intenções de voto de eleitores entre 16 e 34 anos é de 6 pontos percentuais; de eleitores entre 35 e 59 anos é de 5 pontos percentuais; e de eleitores com mais de 60 anos é de 11 pontos percentuais.
Por escolaridade
Observando a escolaridade dos entrevistados, Eduardo tem mais aceitação entre pessoas que possuem até o ensino fundamental completo, com 56%. Janad possui mais votos a partir dos que têm ensino superior incompleto (45%). Veja os percentuais:
Percentual por escolaridade
A margem de erro entre quem tem até o ensino fundamental é de 8 pontos percentuais; entre os com ensino médio completo ou incompleto é 6 pontos percentuais, e entre os com ensino superior incompleto ou mais é 6 pontos percentuais.
Por renda
Na pesquisa, 51% das pessoas com rendas de até três salários mínimos informaram que vão votar em Eduardo. Janad teve maioria entre os que possuem renda de três a sete salários mínimos
Percentual de voto por renda
A margem de erro nas intenções de voto de eleitores com até 3 salários mínimos é 6 pontos percentuais; a de eleitores entre 3 e 7 salários mínimos é de 6 pontos percentuais; e de eleitores com mais de 7 salários-mínimos é 7 pontos percentuais.
Por religião
No quesito religião, Eduardo têm maioria do percentual de votos entre católicos (48%), evangélicos (45%) e de outras ou sem religião (48%). Janad tem 44% de votos de católicos, 43% de evangélicos e 41% de pessoas que se declararam com outras religiões ou sem uma definida. Veja:
Percentual por religião
A margem de erro nas intenções de voto de eleitores católicos é de 6 pontos percentuais; a de eleitores evangélicos é de 6 pontos percentuais; e de eleitores de outras ou sem religião é de 7 pontos percentuais.
Por voto em presidente
No segundo turno, a maior parte dos eleitores do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e entrevistados para a pesquisa pretendem votar em Eduardo Siqueira Campos. Já 57% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL), têm como opção Janad Valcari.
Nesse recorte, também pode-se observar que 13% dos eleitores entrevistados que afirmaram ter votado branco, nulo ou não foi votar nas eleições presidenciais de 2022 estão indecisos para o segundo turno em Palmas. Além disso, 11% desse público também deve continuar optando por votar em branco, nulo ou mesmo não ir ao dia da votação às urnas.
Voto por presidente
A margem de erro para os eleitores de Lula é de 7 pontos percentuais; para os eleitores de Bolsonaro é de 5 pontos percentuais; e para quem os que votaram em branco/nulo ou não foram às urnas em 2022 é de 8 pontos percentuais.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias