17 de outubro de 2024

Polícia Civil realiza 2ª fase de operação sobre supostos crimes cometidos por guardas municipais de Mongaguá; VÍDEO

Mandados de busca foram cumpridos em Mongaguá, Itanhaém e Praia Grande. Polícia Civil cumpre mandados em operação que investiga guardas municipais
A Polícia Civil deflagrou a Operação Leviatã II, que mira supostos crimes cometidos por guardas civis municipais de Mongaguá, no litoral de São Paulo. Durante a ação, que ocorreu nesta terça-feira (15), diversos aparelhos eletrônicos foram apreendidos junto com cadernos com anotações do tráfico de drogas. O caso está em segredo de Justiça.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Polícia Civil, entre os crimes investigados estão formação de milícia, organização criminosa, concussão, corrupção e prevaricação (praticado por funcionário público). A Polícia, porém, não explicou como os guardas municipais agiam nas ações criminosas.
A primeira fase da operação ocorreu em agosto e resultou em diversas apreensões (veja abaixo). A segunda etapa foi fruto de um trabalho de investigação e ações de campo das delegacias de Mongaguá e Itanhaém.
Com informações coletadas por meio de métodos de inteligência policial, as equipes descobriram endereços usados para fins ilícitos em Mongaguá, Itanhaém e Praia Grande. A autoridade policial solicitou mandados de busca domiciliar, que foram expedidos pelo Poder Judiciário e cumpridos nesta terça-feira.
Ao todo, foram cinco endereços investigados entre as três cidades. Durante as buscas, foram apreendidos seis aparelhos celulares, um notebook, quatro cartões de memória, um pen-drive, uma CPU e um CD, possivelmente usados para prática de crimes, além de dois cadernos com anotações do tráfico.
Segundo a Polícia Civil, os objetos foram encaminhados para perícia e o material servirá como prova no inquérito policial em andamento, que está em segredo de Justiça. As investigações prosseguem.
Procurada pelo g1, a Prefeitura de Mongaguá não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Operação Leviatã II foi realizada por agentes de Itanhaém e Mongaguá (SP)
Divulgação/Polícia Civil
1ª fase
Em agosto do ano passado, a Polícia Civil de Mongaguá realizou buscas e apreensões em casas de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), na sede da corporação e em viaturas na cidade.
O trabalho dos policiais também se estendeu a Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Itanhaém, pois há guardas investigados que vivem nesses municípios. Durante a ação, foram apreendidos aparelhos celulares e outras mídias de armazenamento de dados, além de munições e outros objetos.
Viaturas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) em frente à sede da GCM em Mongaguá (SP)
Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias