18 de outubro de 2024

Condomínios de uso misto crescem e valorizam bairros em João Pessoa

Empreendimentos que integram moradia e comércio, como o Eco Aeropark, são uma das soluções apontadas por urbanistas para o desenvolvimento das áreas urbanas da capital. : Localizado próximo ao futuro Parque da Cidade, o Eco Aeropark, primeiro condomínio de alto padrão no Aeroclube, traz em seu projeto uma área comercial no térreo com 10 lojas.
Divulgação Eco Construtora
Quem transita pelos bairros litorâneos de João Pessoa já percebeu uma mudança na paisagem urbana: tem aumentado o número de edifícios residenciais que compartilham parte de sua área com atividades comerciais. Essa tendência tem sido impulsionada pelos benefícios significativos que esses projetos trazem, como o desenvolvimento econômico das regiões onde se instalam e, claro, a comodidade oferecida aos seus moradores.
Condomínios que combinam áreas residenciais e comerciais estão promovendo uma valorização imobiliária e impulsionando os negócios em suas áreas de influência. Um exemplo dessa tendência é o Eco Aeropark, lançamento da Eco Construtora no bairro do Aeroclube. Localizado próximo ao futuro Parque da Cidade, o condomínio de alto padrão traz em seu projeto a inclusão de uma área comercial no térreo, com 10 lojas.
“Esses empreendimentos proporcionam uma vida mais prática e dinâmica, integrando moradia, trabalho e lazer em um único espaço. Eles revitalizam regiões residenciais, que costumam ter um fluxo restrito aos moradores, permitindo que usufruam do comércio e dos serviços locais”, afirma Pedro César, sócio da Eco Construtora. Para ele, esse modelo diversifica as opções econômicas, gerando empregos e renda.
“A integração de áreas comerciais dentro dos condomínios residenciais não só facilita o dia a dia dos moradores, mas também atrai novos negócios para a região, promovendo a convivência urbana, tão necessária para dar vida a uma localidade”, explica Pedro César. As vantagens dos condomínios de uso misto também são destacadas por quem analisa as dinâmicas de mobilidade na cidade.
Do ponto de vista urbanístico, a multifuncionalidade desses projetos transforma a dinâmica de uma rua ou até de um bairro, como explica a arquiteta e urbanista Sandra Moura, responsável pelo Eco Aeropark. “O arquiteto tem uma grande responsabilidade ao interferir no tecido urbano, sendo fundamental promover um estilo de vida mais prático e sustentável à comunidade local”, destaca a experiente profissional.
“As opções de lazer e comércio eliminam a necessidade de longos deslocamentos para acessar serviços básicos e entretenimento. Essas estruturas mistas, em uma localização estratégica como o Aeroclube, tendem a valorizar os imóveis ao longo do tempo, além de favorecer a criação de um senso de comunidade entre os residentes”, complementa Sandra Moura.
No Eco Aeropark, os apartamentos variam de 84m² a 144m², todos com varandas gourmet e três quartos, sendo alguns com três suítes. No condomínio, tecnologia e natureza convivem em harmonia. Um sistema de automação predial de última geração permite controlar a iluminação, o ar-condicionado e a irrigação dos jardins de forma integrada.
A segurança dos moradores é um pilar fundamental nos projetos da construtora. Por isso, o empreendimento conta com a proteção extra de uma portaria blindada, controle de acesso por reconhecimento facial, sala de delivery e eclusa de segurança. As áreas comuns são um espetáculo à parte e foram concebidas para criar uma experiência imersiva de lazer e relaxamento em sintonia com o projeto paisagístico do Estúdio Lago.
O rooftop garden no 32º andar é o ponto alto desse projeto e oferece uma das melhores vistas da cidade, que se estende do mar ao pôr do sol. Aqui, o design biofílico se manifesta juntamente com curadoria refinada do mobiliário de todas as áreas de convivência, tornando o lar onde os moradores se sentem revitalizados e em sintonia com o ambiente e a natureza ao seu redor. Espaços como o wine bar, academia, coworking e o parque aquático foram pensados para que você sinta a brisa do parque e o frescor que vem do mar.
“O Aeroclube é um bairro onde as pessoas que vivem não querem sair. Vejo, no meu cotidiano, pessoas que vislumbram esse empreendimento porque sabem que terão todas as comodidades de um empreendimento moderno e contemporâneo, que responde às necessidades do nosso estilo de vida atual, em um local da cidade ao qual elas têm apego”, finaliza Bruna Lago, arquiteta paisagista do Eco Aeropark.

Mais Notícias