Certificação, que atesta qualidade do processo produtivo das empresas, é reconhecida globalmente; No Paraná, Cristal Select é a única certificada no segmento. Localizada em Maringá, interior do Paraná, a SulBR, proprietária da marca Cristal Select, recebeu, recentemente, a certificação IFS (International Featured Standards), que atesta o compromisso da empresa com a segurança alimentar em seu processo produtivo. A Cristal é a única empresa do segmento que tem a certificação no Paraná.
Para conseguir esse reconhecimento, a Cristal Select precisou revisar seus processos, políticas e práticas internas. Isso incluiu implementar sistemas de gestão de qualidade e segurança, treinar funcionários sobre as melhores práticas, melhorar a rastreabilidade e controle de produção e identificar e corrigir não-conformidades. A auditoria incluiu inspeções no local, entrevistas com funcionários e análise de documentos e processos.
“O projeto de atender os requisitos do Programa IFS foi desafiador devido ao tempo de implementação. Todo o time estava muito focado e a Alta Direção sempre disponibilizou todos os recursos necessários e, juntos, conseguimos atender aos requisitos”, conta Larissa Egredia, Gerente do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa SulBR.
Assim, em outubro de 2023, a Cristal Select alcançou o atendimento de 98,45% dos requisitos do Programa IFS Global Markets – Food Nível Intermediário, o que garantiu a certificação. Depois de emitido, o documento tem validade de um ano.
“Trabalhamos com grandes players nacionais, que tem como exigência a qualidade e segurança do nosso processo produtivo. Como um de nossos pilares estratégicos é crescer em novos e exigentes mercados, percebemos que a certificação abriria portas para nós”, explica Willian Assumpção – Gerente Comercial da SulBR.
MODERNIDADE E TECNOLOGIA
Esse movimento de crescimento começou com a aplicação de recursos em modernidade e tecnologia em sua planta. “Em 2021, instalamos a fábrica mais rápida e moderna do Sul do Brasil, com maquinários importados da Europa, tornando o processo produtivo mais seguro e eficiente, excetuando qualquer contato manual no processo desde a entrada da preforma até a paletização”
O investimento destaca o senso de responsabilidade ambiental que diferencia a Cristal no setor, pois permite produzir embalagens com até 30% menos plástico que as convencionais e ter um gasto energético de até 70% menos que em outras fábricas. Além disso, todas as embalagens utilizadas na produção são livres de Bisfenol A, BPA FREE, ou seja, são recipientes plásticos que não apresentam risco para a saúde do consumidor.
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Todo esse esforço e diferenciais, concedeu à Cristal Select a liderança* no segmento de água mineral do PR, em vendas e volume. “Ficamos muito contentes com esse resultado, pois este é um esforço de mais de 20 anos de dedicação, sempre buscando trazer o melhor produto para nossos consumidores. Hoje, podemos comprovar que nossos diferenciais são reconhecidos pelos clientes”, relata Assumpção.
DIFERENCIAL DA MARCA (A ROXINHA)
Toda essa tecnologia embarcada permitiu que a Cristal Select tivesse um produto singular no segmento de água gaseificada. “O nível de fidelidade neste produto é algo realmente fantástico, quem consome nossa marca dificilmente troca.” Relata Willian.
Para conhecer a percepção do cliente foi aplicada uma pesquisa, com feedbacks muito positivos: “A água com mais gás do mercado”, “Além de ter mais gás, dura mais”, “Eu e minha família, conseguimos substituir o refrigerante pela Cristal com gás ”. Esse grande diferencial também é notado pelos varejistas, atacadistas e distribuidores.
Willian comenta um case: “Recentemente fechamos uma parceria com uma rede de Londrina com cinco marcas em seu portfólio, em dois meses nos tornamos líder da categoria com 54% de participação. Esse caso foi interessante, pois a rede aumentou a venda da categoria como um todo, ou seja, muitos clientes não compravam água com gás na loja por não ter a marca de preferência”.
REBRANDING
Outro marco importante para a jornada de expansão da marca foi a estratégia de rebranding da “roxinha”, como é carinhosamente conhecida pelos consumidores, que, agora, está de cara nova.
“Depois de 12 anos com a mesma roupagem, resolvemos mudar, deixar uma marca mais atual e jovem. Para isso contratamos a Brandigno, que é referência em Branding no Brasil”, conta Assumpção.
Pedro Nani, sócio da Brandigno, explica que o processo da criação da nova identidade da Cristal Select partiu de três objetivos principais: modernização da imagem da marca, reforço da posição de liderança no setor e evolução para um conceito mais casual, orgânico e leve.
“Um dos principais pontos observados na etapa de briefing e pesquisa, foi a quantidade de marcas no mercado com o nome Cristal. A partir daí, foi definida uma nova paleta de cores para diferenciar a marca dos players existentes, além de um logotipo mais pregnante, que sintetiza o conceito do nome, dando foco a ele e utilizando o triângulo para destacar as embalagens”, conta Nani.
O projeto de rebranding conquistou uma importante premiação internacional de design, o Prémios Lusófonos da Criatividade, de Portugal, abrindo caminho para uma nova era da marca, mais moderna, mais tecnológica e maior, mas com a mesma qualidade.
*Fonte: Nielsen Julho/24