18 de outubro de 2024

Estudantes de Medicina criam startup para entender como o cérebro aprende

Projeto acadêmico do Noroeste do Paraná desenvolve solução inédita e que pode revolucionar as formas do ensino. Como se dá o aprendizado? É possível medir o grau de atenção do estudante e a retenção dos conhecimentos transmitidos pelos professores? A ciência e a tecnologia podem aprimorar o pensamento, o raciocínio e a memória do aluno?
Ao se deparar com essas indagações e a falta de respostas, a doutora em Ciências Farmacêuticas e professora de Medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Amanda Nunes Santiago Hübner, incentivou seus acadêmicos para que eles transformassem um projeto de iniciação científica em um produto.
Um ano depois — com o apoio de outras instituições de ensino superior e sob supervisão da professora Amanda — uma equipe de três estudantes do Integrado criou a XR-Brain; startup que identifica determinados padrões de atividades neurais e indica quando a aprendizagem acontece, de fato, no cérebro humano.
Tecnologias a favor da ciência

Divulgação
Com o uso de Realidade Estendida e a análise de dados por Inteligência Artificial (IA), os estudantes conseguiram medir o aumento de Ondas Beta, que estão associadas ao aumento da atividade mental, à melhoria na concentração e ajudam a entender o momento em que o cérebro absorve o conhecimento.
Todo esse trabalho foi acompanhado por Rodrigo Hübner; que é coorientador da equipe, doutor em Engenharia Elétrica com ênfase em Engenharia da Computação e professor adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Campo Mourão.
Para chegar a essas conclusões, os acadêmicos Aline Sviatowski, Hilan Dlon Paz Pinto e Guilhermo Gonçalves Sézara fizeram diversos testes com óculos de realidade virtual 3D [que foi cedido pela Universidade Federal do Paraná], acoplado a uma touca de encefalograma [fornecida pela UTFPR].
“A Realidade Estendida engloba a soma de tecnologias imersivas como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e a Realidade Mista, mas sem ter as limitações do mundo físico. Esses recursos associados à touca de encefalograma permitem visualizar o progresso de aprendizagem, detectar anomalias e sugerir correções de forma segura”, explica Amanda.
Educação transformadora
Graças aos diferentes protocolos que estão sendo organizados pela XR-Brain, empresas que desenvolvem soluções tecnológicas educacionais poderão criar — num futuro próximo — softwares que avaliam a performance do estudante, o comportamento cerebral, examinem o tempo e o número de respostas corretas numa prova, além da frequência de ajuda necessária.
Com a análise de tendências será possível observar variações de aprendizagem em determinados períodos e saber quais áreas necessitam de mais atenção. “Acreditamos que a ciência, a tecnologia e o conhecimento devem cooperar para auxiliar o ser humano com um aprimoramento da qualidade de vida e, evidentemente, da saúde”, enfatiza a professora do Integrado.
Revolução no aprendizado
Em fase avançada de testes, mas ainda sem uso comercial, a startup XR-Brain tem outras possibilidades que já estão na mira de seus criadores.
A nova funcionalidade — que está sendo incubada no Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2) — engloba a elaboração de um software de neuro-feedback direcionado a alunos que tenham dificuldade de concentração, como os diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
“A integração da tecnologia de realidade neurológica virtual pode revolucionar o aprendizado. Teremos um ensino cada vez mais eficaz e dinâmico. Isso vai abrir inúmeras possibilidades na educação. E por enquanto, não temos concorrentes diretos dentro e fora do Brasil”, destaca Amanda.
Inovação e empreendedorismo na educação
Em 2023 a XR-Brain participou do 14º Congresso Paulista de Neurologia e foi finalista — entre mais de 100 concorrentes — do Prêmio PRIME; um programa do Governo do Paraná que visa transformar os resultados de pesquisas acadêmicas em produtos, serviços e novos negócios.
“Este é mais um exemplo de inovação e empreendedorismo no Integrado. Reforçamos nosso compromisso de oferecer uma educação moderna, de capacitar os acadêmicos para formar profissionais e cidadãos atuantes, influentes e engajados com as agendas atuais da sociedade. Transformamos vidas por meio da educação e sabemos que os futuros universitários avaliam essas questões quando vão escolher o local para cursar uma graduação superior com a máxima qualidade”, enfatiza Amanda Nunes Santiago Hübner.
Infraestrutura de ponta
Com corpo docente altamente qualificado e ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC – com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) – o Centro Universitário Integrado já formou mais de dez mil universitários e atrai estudantes de todo o Brasil.
Em 30 laboratórios modernos e equipados — com infraestrutura equiparada às melhores universidades do país e do exterior — os acadêmicos aprendem a desenvolver múltiplas aptidões técnicas e socioemocionais para se destacar na profissão, para planejar e criar seu projeto de vida e carreira.
Ao mesmo tempo, os estudantes de Medicina do Integrado utilizam as instalações de ponta — como o Hospital Simulado, o Laboratório de Ultrassonografia, o Centro Cirúrgico Educacional e os Simuladores de Realidade Avançada — que são ambientes inovadores no Brasil e permitem o aprendizado com padrão internacional.
Vestibular de Medicina
Para ampliar o acesso ao ensino superior, o Integrado tem duas oportunidades para quem deseja cursar Medicina já em 2025. A primeira delas é por meio do vestibular presencial, que será realizado no dia 26 de outubro. Neste exame serão ofertadas 90 vagas para o primeiro semestre e outras 25 vagas para a segunda metade do ano. As inscrições vão até às 18h de 24 de outubro.
A outra possibilidade é participar do processo seletivo usando a nota do ENEM como critério de entrada e sem ser submetido a uma nova avaliação. Aqui serão ofertadas 5 vagas para o primeiro semestre de 2025. Neste caso, as inscrições vão até 29 de outubro.
Em ambas as situações, os interessados devem se inscrever somente pelo site https://www.grupointegrado.br/graduacao/presencial/medicina e cumprir todas as regras. Para aumentar as chances, é possível participar das duas maneiras. Os resultados saem em 4 de novembro e as matrículas serão realizadas entre os dias 4 e 6 do mesmo mês.

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