17 de outubro de 2024

4º Flitabira promove Prêmio de Redação inspirado em histórias de mulheres negras

Formato “fanfic” norteia a premiação, que se baseia na criação de uma história fictícia, a partir de uma situação real, de mulheres negras A vida e as experiências pessoais de mulheres negras serão o tema do consagrado Prêmio de Redação e Desenho, considerado um dos momentos mais importantes do Flitabira, que mobiliza todas as escolas do município de Itabira. O tema do concurso é “Literatura, Amor e Ancestralidade”, em consonância com o tema do Flitabira. Essa proposta surge em razão do centenário de Maria Gregório Ventura, também conhecida como Dona Tita, quilombola itabirana.
A ideia do Prêmio é estimular a criação literária e artística das crianças e dos jovens, no formato fanfic, com o objetivo de revelar novos talentos. Dessa forma, os candidatos devem inventar uma narrativa de uma mulher negra e retratá-la em seus trabalhos – redação ou desenho, de acordo com a idade e a categoria em qual cada aluno se encaixa.
Com prêmios em dinheiro, além de troféus, as redações e os desenhos devem ser desenvolvidos em sala de aula. A própria escola faz a seleção interna e é a responsável por enviar os desenhos e as redações para concorrer ao Prêmio. Além disso, os professores dos alunos premiados serão agraciados com livros escolhidos pela Coordenação.
Estudantes vencedores do Prêmio de Redação e Desenho do 3.º Flitabira
Filipe Abras
Podem participar do concurso alunos de 4 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de Itabira. Ao todo, são seis categorias (três para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma conta com 1.º, 2.º e 3.º lugares.
A novidade desta edição é que o Prêmio de Redação e Desenho do 4.º Flitabira abre uma nova categoria, voltada para estudantes PCDs (Pessoas com Deficiência) entre 9 e 18 anos de idade, não alfabetizados. Ou seja, estes alunos, que não dominam a linguagem escrita, podem participar com um desenho, seguindo a temática proposta pelo Festival. Os estudantes PCDs entre 4 e 8 anos participam da Categoria 1 (Desenho) – de 4 a 5 anos (Educação Infantil) – e da Categoria 2 (Desenho) – de 6 a 18 anos (Fundamental I). A criação de uma categoria voltada a crianças e adolescentes PCDs visa à ampliação de possibilidades para garantir e estimular as potencialidades de toda a rede educacional itabirana, com equidade.
O prazo para entrega inicia-se à 0h (zero hora) do dia 11 de setembro de 2024 e termina no dia 23 de outubro de 2024, às 23h59. As redações e os desenhos devem ser enviados para o e-mail: redacao@flitabira.com.br
Para ter acesso ao regulamento, bem como às folhas de redação e desenho oficiais, confira o site do 4.º Flitabira.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.

Mais Notícias