17 de outubro de 2024

Veja o que é #FATO ou #FAKE na entrevista de Ricardo Nunes ao SP2

Candidato à Prefeitura de São Paulo pelo MDB foi sabatinado nesta quarta-feira (16). Ricardo Nunes concece entrevista ao SP2
Reprodução/TV Globo
Candidato à reeleição, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi entrevistado pelo SP2, da TV Globo, nesta quarta-feira (16). A sabatina foi conduzida pelo jornalista Roberto Burnier.
Na terça (15), tinha sido a vez do deputado federal Guilherme Boulos, que disputa a Prefeitura de São Paulo pelo PSOL. Confira a íntegra da sabatina e o que é #Fato ou Fake.
Os dois candidatos vão se enfrentar no 2° turno em 27 de outubro.
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As entrevistas tiveram duração de 16 minutos e aconteceram ao vivo no SP2, com exibição também no g1 e no Globoplay.
A equipe do Fato ou Fake checou algumas das principais declarações de Nunes. Leia:
“A gente precisa ter muita seriedade sobre a questão dos carros que circulam na cidade. São 7 milhões de veículos por dia, 1,3 milhão de motos.”

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A declaração é #FATO. Veja por quê: Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), circulam diariamente pela cidade de São Paulo, em média, sete milhões de veículos.
Sobre a frota de motocicletas, a cidade de São Paulo conta, de acordo com dados do Detran SP, conta com 1.376.209 motos, considerando as 950.045 que estão em circulação e as envolvidas em ocorrências criminais ou em situação de baixa permanente –ou seja, que não circulam.
“Eu falo com muito orgulho que eu consegui restabelecer a saúde financeira da cidade.”

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#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: A gestão de Ricardo Nunes não é a única responsável pelo restabelecimento da saúde financeira de São Paulo.
Em 2015, o então prefeito Fernando Haddad (PT) assinou um acordo de renegociação da dívida da cidade de São Paulo com a União, reduzindo o valor de R$ 64,8 bilhões para R$ 28 bilhões – uma queda de 56,7%.
Na época, a prestação mensal paga à União caiu de cerca de R$ 370 milhões para R$ 200 milhões. A renegociação da dívida é uma marca do governo petista.
Em março de 2022, Nunes foi responsável por assinar o acordo de R$ 25 bilhões com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) para extinguir a dívida da prefeitura com a União em troca da cessão à Aeronáutica do Campo de Marte.
Localizado na Zona Norte da capital, o Campo de Marte era disputado na Justiça pela prefeitura e pela União desde 1958. O terreno pertence ao município, porém, por ser um aeroporto, o governo federal deveria administrar e arcar com os custos, o que não acontecia.
Na gestão Nunes, a Câmara Municipal de São Paulo também aprovou a Reforma da Previdência do funcionalismo público encaminhada pelo prefeito em novembro de 2021, em meio a protestos dos servidores.
Segundo uma reportagem do Estadão de 2023, o município reduziu à metade o rombo anual com pagamentos a aposentados e pensionistas do sistema público. Em valores anuais, o déficit financeiro que era de R$ 5,6 bilhões em 2020 caiu para R$ 2,9 bilhões em 2022.
Entretanto, a lei prevê que cerca de 63 mil aposentados que ganham mais que um salário mínimo (na época em R$ 1.100) passem a contribuir com a Previdência municipal com uma alíquota de 14%. Anteriormente, o percentual só é descontado de quem ganham acima de R$ 6.433.
“Se não estivesse congelado a tarifa [de ônibus], se a gente fosse ter todo esse investimento e não tivesse que ter o repasse, a tarifa seria R$ 11,20.”

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A declaração é #FATO. Veja por quê: O congelamento dos preços das tarifas de ônibus, fixas em R$ 4,40 desde janeiro de 2020, quando houve o último reajuste, tem obrigado a Prefeitura de São Paulo a elevar o total de subsídio aplicado anualmente no sistema de ônibus. Em 2023, a gestão municipal desembolsou R$ 5,6 bilhões do orçamento municipal para o pagamento complementar às empresas de ônibus.
Neste ano, esse valor já passa de R$ 4,47 bilhões até agosto, segundo a SPTrans. A empresa municipal diz que sem o subsídio o valor da tarifa na capital paulista seria de R$ 11,62.

“A Fitch, que é a agência internacional que classifica os países, estados e municípios, ela nos deu a classificação de Triple A, três ‘A’s.”

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A declaração é #FATO. Veja por quê: Em setembro de 2023, a cidade de São Paulo foi classificada pela Fitch Ratings como ‘BB’/’AAA(bra)’ (Triple A), com perspectiva estável. A nota máxima (“AAA”) no quesito Sustentabilidade da Dívida é decorrente da evolução nos indicadores de endividamento da capital.
A agência também tinha concedido em 2022 a nota “A-” (Perfil de Crédito Individual) para o município, o que configura “baixo nível de endividamento, ritmo adequado de ritmo adequado de contratação de novos empréstimos e custos das novas captações”.
Participaram da checagem: Adriana David, Giovanna Durães, Klauson Dutra, Letícia Dauer, Mel Trindade e Roney Domingos
Fato ou Fake explica:
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