18 de outubro de 2024

‘Hospital do Ursinho’: estudantes de medicina criam projeto para ensinar crianças a confiar no médico

Dia Nacional da Vacinação é celebrado nesta terça-feira (17) e, para reforçar a importância da aplicação, a especialistas falam sobre detalhes da iniciativa. ‘Projeto do ursinho’: estudantes de medicina ensinam crianças a confiar no médico
O medo da injeção é um sentimento comum entre as crianças e pode gerar ansiedade, tanto nos pequenos quanto nos pais. Para facilitar o momento, os estudantes de medicina de uma universidade particular de São José do Rio Preto (SP) criaram um projeto para ajudá-los a ter confiança no médico: o “Hospital do Ursinho”.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O “Dia Nacional da Vacinação” é celebrado nesta terça-feira (17). Conforme o Ministério da Saúde, um imunizante salva a vida de três milhões de pessoas por ano. Para reforçar a importância da aplicação, a reportagem conta a história da iniciativa.
Como em todo hospital, antes de ir para a consulta, ser medicado ou fazer um exame, os pacientes passam pela recepção. Com os ursinhos, entregue às crianças, não é diferente. Cada uma dá um nome para a pelúcia e, depois, segue para a sala de atendimento.
Projeto ‘Hospital do Ursinho’, criado em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
Os ambientes que simulam um hospital foram improvisados por alunos de medicina da universidade, na Casa de Eurípedes, uma instituição que cuida de 225 crianças em situação de vulnerabilidade de Rio Preto.
Em cada sala, os futuros médicos criaram situações que fazem parte do cotidiano de atendimento hospitalar – inclusive a vacinação. As crianças, primeiro, observam os profissionais medicando os ursinhos e, de forma lúdica, aprendem sobre o passo a passo da consulta.
Projeto ‘Hospital do Ursinho’, criado em Rio Preto (SP), ajuda crianças a confiarem nos médicos
Reprodução/TV TEM
O projeto surgiu no ano passado, quando os universitários visitaram a Associação Anjo da Guarda. Uma vez por ano, eles pretendem visitar as instituições e reforçar com as crianças a importância do atendimento médico, de modo que se sintam confortáveis.
O estudante Gabriel Barrientos Rodrigues comentou que o objetivo do projeto é visar desconstruir os preconceitos, tirar os traumas, para que os pequenos tenham “outra visão” do atendimento médico.
“Nós dividimos desde a recepção, até o consultório, sala de exame, farmácia, sala de curativos e centro cirúrgico para demonstrar respectivamente todos os passos do atendimento do ursinho, que seriam as coisas que as crianças podem passar”, reforça o estudante.
Crianças aprendem a importância dos cuidados com a saúde em projeto de Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
As crianças aprendem a medir pressão arterial, sobre como funcionam os exames de raio-X, a tomografia, fazem curativo e, principalmente, aprendem a importância de tomar remédio e sobre a principal finalidade da injeção.
O Leonardo Henrique Rodrigues, de oito anos, não gostava de ir ao médico. Mas, depois de aprender como funciona o atendimento, ele promete que vai tentar enfrentar o medo. Já Taylline Lopes, de 11 anos, confirmou que reconhece a importância de cuidar da saúde.
“Foi uma experiência incrível, muito divertida. Muitos ensinamentos, aprendi sobre órgãos, fiz uma cirurgia”, reforça Taylline.
Taylline Lopes, de 11 anos, participou de projeto ‘Hospital do Ursinho’ em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias