18 de outubro de 2024

Feliz Natal, Torixoréu e Reserva do Cabaçal: descubra a origem dos nomes curiosos de cidades de MT

Épocas festivas, homenagens e santidades renderam batismos curiosos para alguns municípios mato-grossenses. Maior parte dos municípios mato-grossenses é resultado de um processo histórico
Lenine Martins / Secom-MT
Mato Grosso é um estado carregado de história e cultura e isso se reflete nos nomes escolhidos para os municípios do estado. 🔍Pensando nisso, o g1 conversou com a pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em História (NPH) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Juliana Cristina da Rosa, para entender o significado por trás de alguns desses nomes.
Segundo Juliana, a maior parte dos municípios mato-grossenses é resultado de um processo histórico de apropriação de espaços por meio da colonização.
Esse é o principal motivo que faz com que 17 municípios do estado tenham nomes iniciados com “nova” ou “novo”, dentre eles, alguns fazem referência a municípios de outros estados como o Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Outras expressões comuns são “do Norte” e “do Oeste” que estão presentes em 15 cidades, como Porto Alegre do Norte e Mirassol D’ Oeste, também indicando uma ‘cópia’ de nomes de municípios de outros estados.
Conheça a explicação clicando no nome do município abaixo:
Feliz Natal
Torixoréu
Reserva do Cabaçal
Rondolândia
São José dos Quatro Marcos
Torixoréu
A Pedra é o destaque turístico do município
Prefeitura de Torixoréu
Torixoréu é um dos poucos municípios mato-grossenses com nome de origem indígena. De acordo com a Enciclopédia Bororo, é possível identificar que “tóri” significa “pedra” e “xoréu” “preto/escuro”.
Para o povo Bóe, mais conhecido como Bororo, o nome faz menção à uma pedra conhecida atualmente como “da Baliza”, que é destaque turístico no município. A pedra foi historicamente usada como divisa entre as cidades de Baliza (GO) e Torixoréu e, no passado, serviu como um marco de orientação para os viajantes que ali passavam.
Feliz Natal
Vista área de Feliz Natal em 2007.
Prefeitura de Feliz Natal
Feliz Natal recebeu esse nome inspirado em um episódio vivido por trabalhadores rurais em 1978. Consta que, durante o auge da exploração de madeira e a fundação de fazendas importantes no norte do estado, muitas pessoas deixaram suas casas para trabalhar na região do Rio do Ferro.
Perto do Natal, uma comitiva decidiu voltar para suas cidades para passar as festas de fim de ano com a família, mas a chuva intensa que caía na região naqueles dias e as estradas precárias dificultaram a viagem.
No caminho, um riacho teria transbordado e impossibilitou que o grupo avançasse. Não tendo o que fazer senão permanecer ali e esperar as águas baixarem, os trabalhadores passaram a data ali e por isso o riacho foi batizado com o nome de Feliz Natal.
Com o passar do tempo, floresceu uma pequena comunidade perto daquele riacho. Como homenagem aos trabalhadores, batizaram o vilarejo com o nome de Feliz Natal.
Reserva do Cabaçal
Reserva do Cabaçal
Reprodução
O município Reserva do Cabaçal foi fundado em 1969, com influência dos colonos vindo dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No início da colonização, a empresa responsável pelo assentamento, deixou uma área de 108 hectares reservada para fins de interesse da colonizadora formar um núcleo urbano, então surgiu o nome Reserva.
A palavra ‘Cabaçal’ deu-se por conta de uma tribo indígena conhecida como Cabaçais, que habitava às margens do rio do município.
Rondolândia
Rondolândia tem apenas 26 anos de existência
Reprodução
Rondolândia é um dos municípios mais novos do estado, com apenas 26 anos de existência. A cidade é considerada uma ponte entre Mato Grosso e Rondônia, já que está localizada na divisa dos estados. O nome ‘Rondolândia’ é uma homenagem ao estado de Rondônia.
Sua história começou em 1998, após a cidade ser desmembrada do município de Aripuanã, até então um dos maiores municípios do Centro-Oeste em área territorial.
Além disso, muitos dos moradores do município vieram de Rondônia ou tem algum laço histórico com a região.
São José dos Quatro Marcos
O município é resultado de colonização realizada a partir de 1960
Luiz Carlos Bordin
O município é resultado de colonização realizada a partir de 1960. A princípio, o nome surgiu devido aos quatro marcos (sinais de demarcação) no centro do loteamento. Em seguida, foi acrescentado o nome de São José, o santo Padroeiro dos Trabalhadores, um protetor escolhido pela população.
Em 1979, uma lei estadual criou o município, com a denominação simplificada para Quatro Marcos. Na época, a população, incentivada por um padre da região, interviu e exigiu o nome completo, São José dos Quatro Marcos, conseguindo o objetivo através da Lei nº 4.637, em janeiro de 1984.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Mais Notícias