21 de setembro de 2024

13 postos de saúde vacinam neste sábado em Fortaleza; veja lista

Profissionais vão vacinar públicos prioritários contra a Influenza; a população também pode atualizar a caderneta vacinal. Vacinação vem sendo largamente aceita pela população de Fortaleza, que já imunizou três em cada quatro pessoas.
Thiago Gadelha/SVM
Treze postos de saúde abertos estão abertos neste sábado (6) para vacinação. O atendimento ao público ocorrerá de 8h às 16h30, com oferta de vacinas que compõem o Calendário Nacional. A imunização é para crianças a partir de zero ano, adolescentes, adultos e idosos. Entre os focos, a prevenção a doenças já extintas para não retornarem no Brasil, como a poliomielite.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
No posto, é necessário apresentar documento original com foto para ter acesso à imunização. Quanto ao cartão de vacinação, a população de Fortaleza já pode acessar seu documento de forma virtual, por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
Na aba “Vacinação” do aplicativo é possível verificar as vacinas aplicadas e aquelas que continuam pendentes. A funcionalidade está disponível para download em dispositivos iOS e Android.
Vacinas disponíveis para crianças:
BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV) e Covid-19.
Vacinas disponíveis para adolescentes:
Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal e Covid-19.
Influenza
A gripe é uma infecção viral aguda que compromete o sistema respiratório e ocasiona sintomas da síndrome gripal. A vacina é eficaz contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B (Haemophilus Influenza).
No momento, o imunizante está sendo disponibilizado para os grupos prioritários da campanha de imunização, conforme descrição abaixo:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Idosos a partir de 60 anos
Gestantes e puérperas (cartão da gestante ou exame de gravidez)
Povos indígenas
Professores do ensino básico ou superior (crachá com foto ou contracheque)
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso (crachá com foto ou contracheque)
Trabalhadores portuários (crachá com foto ou contracheque)
Forças de segurança e salvamento (crachá com foto ou contracheque)
Forças armadas (crachá com foto ou contracheque)
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade (carteira do conselho, contracheque, declaração do serviço de saúde em Fortaleza ou crachá com foto)
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade (doenças: respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, neurológica crônica, além de diabete, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias) – apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica com até seis meses
BCG
A vacina BCG protege contra a tuberculose, doença contagiosa que não afeta apenas os pulmões, mas também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Durante a ação deste sábado, somente o posto de saúde Paracampos não ofertará a vacina.
Atendimento nas Farmácias Polo
Neste sábado, quatro farmácias também estarão em funcionamento, conforme relação abaixo:
Posto de Saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)
Posto de Saúde Flávio Marcílio (Av. da Abolição, 4180 – Mucuripe)
Posto de Saúde Rigoberto Romero (Av. das Graviolas, 195 – Cidade 2000)
Posto de Saúde Paracampos (Rua Alfredo Mamede, 250 – Mondubim)
Também no sábado, a população também terá acesso a serviços de saúde, incluindo coleta de exames citopatológicos para mulheres em idade fértil, pré-natal para aquelas com a 6ª consulta atrasada e atendimentos odontológicos e teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para grávidas.
Além disso, haverá grupo de educação em saúde para diabéticos e hipertensos com solicitação de exame de hemoglobina glicada para pacientes que apresentarem sua última receita de medicamentos, acompanhamento para beneficiários do programa Bolsa Família e atualização de cadastro.
Confira os locais de vacinação
Regional I
Posto de Saúde Paulo Melo (R. Bernardo Pôrto, 497 – Monte Castelo)
Posto de Saúde Carlos Ribeiro (R. Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)
Posto de Saúde Maria Cirino (R. da Saudade, 384-418 – Moura Brasil)
Regional II
Posto de Saúde Flávio Marcílio (Av. da Abolição, 4180 – Mucuripe)
Posto de Saúde Paulo Marcelo (R. Vinte e Cinco de Março, 607 – Centro)
Posto de Saúde Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)
Posto de Saúde Rigoberto Romero (Av. das Graviolas, 195 – Cidade 2000)
Regional III
Posto de Saúde Humberto Bezerra (Rua Hugo Vítor, 51 – Antônio Bezerra)
Regional IV
Posto de Saúde Antônio Ciríaco (R. Gomes Brasil, 555 – Parangaba)
Regional V
Posto de Saúde Paracampos (R. Alfredo Mamede, 250 – Mondubim)
Posto de Saúde José Walter (Av. João de Araújo Lima, 1631 – Pref. José Walter)
Regional VI
Posto de Saúde Mattos Dourados (R. Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 –
Edson Queiroz)
Posto de Saúde Monteiro de Moraes (Av. Evilásio Almeida Miranda, 391 – Edson
Queiroz)
Serviço:
Vacinação
Data: (sábado)
Horário: 8h às 16h30
Locais: 13 postos de saúde
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias