4 de outubro de 2024

160 anos de Campina Grande: teste seus conhecimentos

A Rainha da Borborema é berço da cultura e da inovação no Nordeste. Campina Grande iluminada no mês de São João
Divulgação
Fundada em 1697 e elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864, Campina Grande celebra 160 anos de história e inovação. Essa combinação única faz da cidade um lugar especial, onde a rica cultura nordestina se encontra com o desenvolvimento tecnológico. Descubra os principais pontos que tornam Campina Grande reconhecida nacionalmente.
Orgulho da própria história  
Quem visita o Parque do Povo durante o mês de junho não tem dúvidas: o campinense tem orgulho de sua própria história. O ‘Maior São João do Mundo’ atrai turistas de todo o Brasil para celebrar um grande arraial, com quadrilhas, forró, comidas típicas e a alegria contagiante que só o paraibano tem. A cidade faz questão de manter sua história viva, abrigando o Museu dos Três Pandeiros, o Museu Histórico e Geográfico e, mais recentemente, o Museu Digital, que mostra o impulso pela inovação presente na cidade.
A cidade das tradições, também é a cidade do futuro
O título de cidade mais inovadora do Nordeste é de Campina Grande. A cidade figura como a terceira mais inovadora do Brasil e a primeira do Nordeste no segmento de inovação, em pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O relatório do instituto trata do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) que apresenta a classificação geral dos municípios, além de sete rankings em áreas determinantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios. 
O sucesso de Campina Grande pode ser atribuído à sua significativa quantidade de mestres e doutores nas áreas de ciência e tecnologia. A cidade abriga um Polo Tecnológico que reúne empresas de base tecnológica e conta com instituições renomadas, como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além disso, possui escolas técnicas e centros de apoio à pesquisa, como a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e abriga o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) que contribui como agente transformador, promovendo inovação tecnológica e social, com impacto direto nos nove estados do Nordeste.
Do passado ao presente, queremos saber: você realmente conhece a Rainha da Borborema? Vamos testar seus conhecimentos!
Teste os seus conhecimentos sobre Campina Grande

Mais Notícias