Jandair Marques da Silva, de 46 anos, agradeceu a equipe médica que realizou o procedimento e cuidou dela Primeira paciente a receber um transplante de coração realizado pela rede estadual de Saúde de Alagoas, a paciente Jandair Marques da Silva, de 46 anos, recebeu alta médica. Ao lado da família e da equipe médica que a acompanhou em todo o processo, ela celebrou a nova chance de vida no momento em que deixou o Hospital do Coração de Alagoas, em Maceió, onde o procedimento foi realizado.
Emocionada, Jandair expressou sua gratidão pelo transplante e pela dedicação dos profissionais que tornaram isso possível. “Eu só tenho a agradecer por essa nova chance. A gente nunca imagina que algo assim pode acontecer conosco, mas, graças a Deus, a equipe médica estava lá por mim. Hoje eu saio daqui com um coração novo, pronta para aproveitar a vida ao lado da minha família”, disse a paciente, com lágrimas nos olhos.
Secom – Juntos Por Uma Alagoas de Todos
Nataly Lopes / Ascom HMA
Sua filha, Jessica Marques, também falou da importância do procedimento para a mãe e para toda a família. “Foram dias difíceis antes do transplante. Hoje vivemos um novo momento e o amor e a competência de todos aqui fizeram a diferença. É um alívio saber que ela está bem, com um coração forte, pronta para continuar ao nosso lado. É realmente uma bênção”, frisou.
Para o cirurgião cardiovascular Diego Andrade, coordenador da cirurgia cardíaca do programa Alagoas Transplanta, o trabalho conjunto e a dedicação da equipe médica foi fundamental. “O transplante cardíaco é um procedimento de alta complexidade, que exige precisão e união. Nós enfrentamos desafios, mas saber que nossa paciente está bem, saindo daqui com saúde, é uma enorme satisfação para todos os envolvidos”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que o transplante de Jandair é mais uma comprovação da missão de zelar pela saúde dos alagoanos. “Este é um momento especial para a saúde dos alagoanos, com o Governo Paulo Dantas realizando o primeiro transplante cardíaco em um hospital público de Alagoas. Desejamos agora que a paciente possa voltar a ter uma vida normal junto de sua famíia”, sentenciou.
Marco
José Wanderley Neto, responsável técnico do programa Alagoas Transplanta, pontuou que o procedimento de Jandair representa um passo significativo para a ampliação do acesso a transplantes de coração na Rede Pública de Alagoas. “Esse transplante marca uma nova fase para o nosso estado. Até então, pacientes que precisavam de transplante cardíaco eram encaminhados para outros estados, mas agora Alagoas possui a capacidade e a equipe necessária para realizar esses procedimentos com excelência”, pontuou.
O diretor do Hospital do Coração de Alagoas, Otoni Veríssimo, também destacou a importância do trabalho em equipe e do suporte dado à paciente durante todo o processo de recuperação. “A alta da Jandair é resultado de um esforço coletivo, de um programa que foi planejado para oferecer esse nível de cuidado aos nossos pacientes. Ela está saindo daqui pronta para uma nova fase de vida, e isso é o que nos motiva a continuar investindo na saúde pública em Alagoas”, ressaltou.
Secom – Juntos Por Uma Alagoas de Todos
Nataly Lopes / Ascom HMA
Uma nova chance
O Programa Alagoas Transplanta: Uma Nova Chance de Viver, permite à população alagoana, assistida pelo Sistema único de Saúde (SUS), a oportunidade de realizar transplantes cardíacos, renais e de fígado no Hospital do Coração Alagoano. Isso porque, a unidade hospitalar é habilitada pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar os procedimentos.
A assistência do Programa Alagoas Transplanta envolve atendimento médico completo, ambulatorial, hospitalar e cirúrgico. Além do fornecimento de medicamentos, incluindo os imunossupressores, desde o pré-transplante até o pós-transplante. Com o sucesso do transplante de Jandair, o programa Alagoas Transplanta reafirma seu compromisso em oferecer à população alagoana acesso a tratamentos avançados e essenciais.