17 de outubro de 2024

2º turno em Cuiabá: g1 entrevista Abílio Brunini (PL); veja íntegra

O arquiteto participou da rodada de entrevistas do g1 com os candidatos ao 2º turno pela Prefeitura de Cuiabá, conduzida pela repórter Victória Oliveira. Abílio Brunini fala sobre 2° turno para a Prefeitura de Cuiabá
Nesta quarta-feira (16), o g1 exibe a rodada de entrevistas com os candidatos ao 2º turno pela Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024. Assista, no vídeo acima, a íntegra da entrevista com o candidato Abílio Brunini (PL), conduzida pela repórter Victória Oliveira.
❗ As entrevistas são gravadas, sem cortes, e possuem 15 minutos de duração. O objetivo é oferecer um espaço para que os candidatos apresentem suas propostas à população cuiabana.
Quando questionado sobre as estratégias para vencer o 2º turno, Abílio disse que pretende conversar com a população e apresentar as melhores propostas.
Durante a entrevista, o candidato prometeu, caso eleito, tratar com seriedade e trazer soluções para as pessoas que vivem em situação de rua.
Abílio também afirmou que pretende implementar câmeras de segurança nos caminhões que fazem a coleta de lixo na capital, associando ao uso da inteligência artificial. Segundo ele, o objetivo dessas ferramentas é mapear buracos, fazer o cálculo do volume de lixo e ajudar no tratamento da coleta seletiva.
O candidato também foi questionado sobre a implantação de projetos de urbanismo que priorizem a segurança das mulheres. De acordo com ele, caso eleito, cameras de monitoramentos serão instaladas, em parques e outras áreas comuns, em que mulheres não se sentem seguras ao transitar, como uma forma de promover a segurança em espaços urbanos.
Abílio também cita a implantação do Programa Vigia mais mulher em parceria com o GOV do estado, como forma de cumprir a proposta.
O candidato foi questionado sobre a proposta de reduzir a burocracia em processos de aprovação para construções, e se isso poderia sair do controle. Abílio disse que tal proposta não vai sair do controle, pois, os arquitetos e engenheiros, com os registros profissionais em dia, são competentes para assinar os documentos, sem a necessidade de um outro profissional da mesma área analisando o documento.
Outro tema abordado durante a entrevista foi a lei que determina o limite dos bairros. O candidato disse que muitos bairros não estão regulamentados e que a lei precisa ser mais dinanima. “Essa lei não pode ficar dependendo de uma aprovação na câmara, de tantos e tantos anos. Isso prejudica, inclusive, os problemas postais”.
Ao ser questionado sobre o cashback [reembolso] cuiabano, Abílio explicou que, se eleito, pretende fazer essa proposta funcionar a partir de pontos, em que cada vez que o cidadão tiver um posicionamento exemplar, ele será recompensado com os pontos do cashback, podendo usá-los para pagar o IPTU, taxa de alvará de funcionamento e outros.
Abílio também disse que vai acabar com a taxa do lixo.
O candidato foi questionado sobre proposta referente à castração e vacinação de animais. Abílio disse que quer implantar um programa que estimula a adoção dos animais de rua, com o custo reduzido. “Então cada pessoa que quiser adotar um animalzinho de rua, ela vai ter aquele animalzinho da rua castrado e vacinado, para diminuir as despesas. Assim, a gente consegue estimular a adoção dos animais de rua”.
Abílio também propõe no plano de governo o fortalecimento familiar. Ele explicou que isso será feito a partir de um suporte às famílias, com orientação financeira, orientação psicológica, com intuito de para evitar a violência doméstica contra mulheres, assim também com crianças autistas e idosos que sofrem com violência.
Entrevista 1º turno
Abílio Brunini fala sobre promessas de campanha para a Prefeitura de Cuiabá
Em agosto deste ano, g1 publicou uma série de entrevistas com todos os candidatos que concorreram ao 1º turno à Prefeitura de Cuiabá. À época, o terceiro entrevistado foi o candidato Abílio Brunini (PL).
Quem é Abílio Brunini
Abílio Brunini (PL) votou na manhã deste domingo (2), na Escola Estadual José de Mesquita, no Porto
Victória Oliveira/g1
Abilio Jacques Brunini Moumer, tem 40 anos, nasceu em Cuiabá e é formado em arquitetura em urbanismo. Em 2016, foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, vencendo o 1º turno.
No 2º turno foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.
Já em 2022, foi eleito deputado federal. É casado com a empresária e designer de interiores Samantha Iris e pai de dois filhos. Abílio é membro da comissão de saúde e concorre pela segunda vez à Prefeitura de Cuiabá.
O candidato tem como vice a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo).
🤔Quem não votou no 1° turno, pode votar no 2°?
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que não votaram no 1° turno das eleições podem participar do 2º turno, que será realizado no dia 27 de outubro.
A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente para efeito de comparecimento dos eleitores à urna eletrônica.
Dessa forma, a ausência de comparecimento ao 1º turno não impede os eleitores aptos de exercer o direito de voto em uma eventual segunda etapa de votação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Mais Notícias