3 de outubro de 2024

5 dicas para montar um espaço de trabalho funcional

O ambiente precisa ser confortável e atender às demandas de cada indivíduo. Mas é possível definir preferências que agradam e funcionam a todos. Durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas adaptaram a forma de trabalho para o remoto ou híbrido. Desde então, colaboradores de diferentes áreas podem revezar ou ter 100% do tempo de trabalho realizado em qualquer lugar fora da empresa. As grandes big techs, como Google, por exemplo, adota o modelo de trabalho híbrido, em que há dias para o trabalho presencial e outros para o trabalho remoto.
O Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) apontou que o Brasil registra, ano após ano, um crescimento no número de pessoas em teletrabalho. Só em 2022 já eram mais de 7,4 milhões de brasileiros trabalhando em locais alternativos.
Porém, mesmo com o crescimento de vagas e de oportunidades, antes de se candidatar para uma vaga na modalidade, é preciso pensar como o trabalho remoto será praticado, principalmente porque é necessário ter um ambiente equipado e apropriado para exercer a atividade prevista. Em outras palavras, mesmo que o trabalho seja feito da residência, o trabalhador precisa de um local com estrutura e qualidade para cumprir com o que é esperado.
Sendo assim, montar um ambiente funcional é o primeiro passo. Separamos cinco dicas que fazem a diferença na hora de escolher e montar esse espaço em seu lar.
1. Reserve um espaço exclusivo
Como todo espaço laboral, a atividade remota precisa de um espaço adequado e que você possa desempenhar sua atividade cotidianamente. Quando pensamos em home office, o primeiro passo é separar um espaço da residência que seja utilizado exclusivamente para a atividade. Um quarto antigo, um espaço na sala, uma adaptação no quarto principal.
Qualquer que seja a sua escolha, a primeira dica é que esse espaço possa ser exclusivo para você durante a jornada de trabalho. Portanto, nada de escolher um local em que as pessoas que residem com você costumam acessar ou então que tenha muitas distrações disponíveis, como televisões e outros aparelhos.
Depois de escolher e definir esse espaço, é hora de deixá-lo mais preparado para lhe receber.
2. Móveis adaptados e versáteis
A depender do trabalho que você realizará, alguns móveis farão a diferença no desempenho. Ter equipamentos grandes, como computadores de mesa, ou então espaços para anotação precisam ser levados em consideração na hora da escolha. Em ambos os casos, escrivaninhas de canto e com nichos funcionam muito bem.
Além disso, em alguns ambientes escolhidos na dica anterior, não há muito espaço no local para um escritório completo. Portanto, mesas compactas e com gavetas são assertivas e na medida do seu dia a dia.
Agora, se você for adaptar uma sala, a dica é contar com móveis versáteis que combinam com o ambiente. Com eles, você garante um espaço confortável e, ao mesmo tempo, uma boa decoração.
3. Mesas e computadores na altura dos olhos
Depois de escolher o local e os móveis, não esqueça de também adaptá-los para que fiquem na altura de seus olhos, evitando problemas de saúde como LER e dores nas costas. As cadeiras chamadas “gamers” estão em alta por serem mais anatômicas e corresponderem às expectativas dos usuários.
Por serem reguláveis, elas também são adaptáveis a qualquer escolha de mesa ou espaço destinado para o home office.
4. Espaço para armazenar documentos
No trabalho presencial, depósitos e arquivos são úteis para encontrar documentos ou informações necessárias. Já quando o home office acontece, esses espaços precisam estar adaptados à realidade da residência e de quem ali mora.
Dessa forma, o ideal é ter espaços para guardar documentos ou outros materiais de trabalho. Escrivaninhas com gaveteiras, livreiros e armários aéreos são ótimas escolhas para armazenamento. Além disso, a escolha pode levar em consideração a decoração da casa e ainda criar ambientes mais personalizados.
5. Iluminação e acessórios
Aquele porta-retratos ou então uma caneca para o café não precisam deixar de existir porque você está trabalhando em casa. Mesmo no seu escritório residencial, ter um ambiente acolhedor e com momentos felizes provoca estímulos e favorece seu desempenho.
Por isso, decore o espaço com itens de sua preferência, bem como crie espaços acolhedores com boa iluminação. Quanto mais esse espaço encantar você, mais o tempo de trabalho será aproveitado.
Escolhas individuais para cada necessidade
Independentemente da forma de trabalho, a dica é que o espaço montado precisa atender às suas necessidades. Tanto na parte funcional quanto na decorativa, de nada adianta ter um espaço de trabalho que não é funcional.

Mais Notícias