5 de outubro de 2024

6 em cada 10 eleitores ainda não escolheram candidato a vereador na cidade de SP, diz Datafolha

Dados divulgados pelo instituto de pesquisa nesta sexta (4) também mostram que os moradores da capital estão insatisfeitos com o nível da discussão de propostas entre os candidatos e que a maioria dos eleitores avaliam ter informações suficientes para definir o voto do domingo (6). Plenário vazio da Câmara Municipal de São Paulo, no Centro da capital paulista.
João Raposo/Rede Câmara
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (4) com dados sobre o eleitorado da cidade de São Paulo mostra que, a dois dias para o primeiro turno das eleições, 59% dos entrevistados ainda não escolheram seu candidato a vereador.
A indefinição é mais alta entre jovens de 16 a 24 anos (77%);
E na parcela de 24 a 34 anos (70%);
Na semana passada, o índice de eleitores sem candidato a vereador era de 67%.

Discussão sobre a cidade
O levantamento também aponta que apenas 8% dos eleitores acreditam que os problemas e as soluções para a cidade foram discutidos pelos candidatos como deveriam.
Para 53% das pessoas, os temas foram discutidos menos do que deveriam; para 33%, não foram discutidos de forma alguma; 6% não souberam opinar.

Informações para decidir o voto
Segundo o Datafolha, 59% dos eleitores da capital avaliam já ter informações suficientes para votar no primeiro turno, enquanto 26% consideram ter apenas algumas informações, mas ainda precisam pesquisar mais.
Para 14%, faltam informações suficientes para definir o voto para prefeito; 1% não opinou.
A taxa dos que não têm informações suficientes fica acima da média entre os menos escolarizados (24%), na parcela mais pobre, com renda mensal familiar de até dois salários mínimos (23%) e entre pessoas que estão sem vontade ou pouca vontade de ir votar (24%).

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pela “Folha de S.Paulo”, foi realizada entre 1º e 3 de outubro e entrevistou presencialmente 1.806 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo SP-09329/2024.
1º turno
A pesquisa divulgada nesta quinta (3) com a intenção de votos para prefeito da capital mostra Guilherme Boulos (PSOL) com 26%, Ricardo Nunes (MDB) com 24%, e Pablo Marçal (PRTB) com 24%.
Pela margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão empatados tecnicamente.
A três dias das eleições, os três candidatos oscilaram, dentro da margem de erro. Boulos oscilou um ponto para cima, de 25% para 26%; Nunes, três pontos para baixo, de 27% para 24%; e Marçal, três pontos para cima, de 21% para 24%.
Página especial de pesquisas eleitorais de São Paulo
A candidata do PSB, Tabata Amaral (PSB), oscilou de 9% para 11%, e José Luiz Datena (PSDB) oscilou negativamente de 6% para 4%
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e a “Folha de S.Paulo” foi realizada entre 1 e 3 de outubro e entrevistou presencialmente 1.806 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo SP-09329/2024.
Veja os números:
Guilherme Boulos (PSOL): 26% (eram 25%)
Ricardo Nunes (MDB): 24% (eram 27%)
Pablo Marçal (PRTB): 24% (eram 21%)
Tabata Amaral (PSB): 11% (eram 9%)
Datena (PSDB): 4% (eram 6%)
Marina Helena (Novo): 2% (eram 2%)
Bebeto Haddad (DC): 0% (era 0%)
Ricardo Senese (UP): 0% (era 0%)
João Pimenta (PCO): 0% (era 0%)
Altino Prazeres (PSTU): 0% (Não foi citado na pesquisa anterior)
Em branco/nulo/nenhum: 6%
Indecisos : 3%

Mais Notícias