1 de abril de 2025

70% das casas visitadas pelos agentes para controle do mosquito da dengue recusaram atendimento em Avaré


Secretaria de Saúde reforçou pedido para que os moradores recebam os agentes em suas casas. Município tem 436 casos da doença. Agentes de saúde encontram dificuldades no combate à dengue em Avaré
A Prefeitura de Avaré (SP) realizou na quinta-feira (27) uma nova nebulização contra a dengue no bairro Vila São Luiz. Os moradores foram visitados por técnicos e ficaram fora de suas casas por meia hora durante a aplicação. Conforme a prefeitura, são 436 casos da doença no município.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A Vigilância Sanitária de Avaré divulgou na última sexta-feira (21) dados sobre a nebulização e visitas dos agentes para o controle do mosquito Aedes aegypti. Apenas 30% dos moradores permitem a entrada dos agentes em suas casas. O índice de recusa no atendimento foi de 70%.
Prefeitura de Avaré (SP) realiza nebulização contra a dengue em bairros do município
Reprodução/Prefeitura de Avaré
Para exemplificar essa porcentagem, em um quarteirão do bairro visitado pelos agentes, eles apenas iriam conseguir entrar em apenas duas das 16 casas visitadas. Segundo a prefeitura, não é possível eliminar os criadouros do mosquito sem conseguir entrar nas casas.
Um apelo foi feito pela Secretaria de Saúde do município, que reforçou aos moradores para deixarem as equipes entrar em suas casas e evitar deixar água parada.
Conchas
A Prefeitura de Conchas confirmou na quarta-feira (26) a quarta morte por dengue no município. A vítima é uma mulher de 46 anos, que tratava pressão alta. A cidade tem mais de 2.300 casos de dengue.
Tatuí
De acordo com a Prefeitura de Tatuí (SP), dos 42 mil imóveis visitados neste ano, 32% ou 14 mil ficaram fechados. A recusa no atendimento aconteceu pela ausência do morador ou por estar desocupado. O município tem quase 2 mil casos da doença.
Cerquilho
Piscinas abandonadas são alvos de operações contra a dengue em Cerquilho
A Polícia Civil de Cerquilho (SP) usou um drone para vistoriar piscinas sujas ou abandonadas em casas do município na terça-feira (26).
As casas foram vistoriadas com a ajuda de tecnologia devido a recusa dos moradores em receber os agentes de saúde. No bairro Hungria, local com várias chácaras, uma piscina suja e com lodo foi encontrada.
Após essa ação da Polícia Civil, a Vigilância Sanitária faria um relatório que será encaminhado para a Delegacia da cidade.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias