26 de dezembro de 2024

‘A areia é excelente e compatível’, diz secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal após retomada da engorda de Ponta Negra

Obra foi retomada no fim de semana, após publicação de decreto de emergência. Origem da areia não foi informado pela prefeitura. Foto postada pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal mostra areia usada na engorda de Ponta Negra.
Redes sociais
“A areia é excelente e compatível”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, após a retomada da obra de engorda da Praia de Ponta Negra no fim de semana.
A declaração foi feita em uma publicação nas redes sociais do secretário. A prefeitura não informou, até a última atualização desta reportagem, a origem do material que vem sendo usado no aterro da praia da Zona Sul da capital.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A prefeitura anunciou que irá realizar uma entrevista coletiva no fim da tarde desta segunda-feira (23) para prestar informações sobre o assunto.
A obra da engorda estava paralisada desde o dia 3 de setembro, após a Funpec, contratada pelo município, ter identificado cascalho nos sedimentos retirados do banco de areia licenciado, localizado há cerca de 7 km da costa.
A retomada da obra aguardava a conclusão de um novo estudo (o terceiro em nove anos) no local, para garantir que a areia retirada era própria. Contudo, o município não confirmou se o estudo foi finalizado, ou se encontrou um novo banco de areia.
Obra da engorda de Ponta Negra é retomada
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Procurado pelo g1, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) informou que nenhum licenciamento de nova jazida de areia foi solicitado pelo município, mas que a prefeitura incluiu informações sobre um decreto de emergência e uma nova jazida no processo de licenciamento que já existia no órgão.
A Funpec foi procurada pela Inter TV e informou que não iria se pronunciar sobre o assunto.
Neste domingo (22), o secretário de Infraestrutura da capital, Carlson Gomes, confirmou que “a obra foi retomada dentro do decreto emergencial” emitido pela prefeitura na última sexta-feira (20) por causa do avanço da maré em Ponta Negra.
Na publicação nas redes sociais, Thiago Mesquita, confirmou que a retomada da obra ocorre como uma das respostas à situação de emergência.
“O município de Natal continuará com todos os controles e monitoramentos ambientais. Com a Engorda, única alternativa técnica possível para solucionar a médio e longo prazo a erosão costeira, iremos garantir a proteção ambiental, proteção do nosso patrimônio imaterial tombado que é o Morro do Careca e a proteção aos patrimônios materiais”, afirmou.
“Todas as medidas tomadas pelo município é com a finalidade principal de resguardar vidas humanas e evitar acidentes e estão fundamentadas na legislação brasileira em vigor e nos estudos técnicos e ambientais”, concluiu.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Mais Notícias