4 de outubro de 2024

A dois dias da votação, Acre registra mais de 200 denúncias eleitorais no aplicativo Pardal

Maioria das irregularidades reportadas são referentes a infrações de campanhas na internet. Plataforma permite a eleitores o registro de denúncias à Justiça Eleitoral e Ministério Público sobre possíveis crimes eleitorais. Aplicativo Pardal é simples e pode ser utilizado por meio de login no Gov.br ou e-título
Victor Lebre/g1
Faltam dois dias para a votação para os cargos municipais em todo o Brasil e, até as 9h desta sexta-feira (4), 204 denúncias de eleitores do Acre foram registradas no aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com dados da plataforma, a maioria das irregularidades reportadas são referentes a infrações de campanhas na internet, com 57 denúncias. O município com o maior número de reclamações é Rio Branco, com 97.
Eleições 2024: Procuradora do trabalho fala sobre conduta que é crime eleitoral
Dos 22 municípios acreanos, apenas quatro ainda não têm denúncias registradas no aplicativo: Feijó, Porto Walter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.
LEIA MAIS:
Acompanhe a cobertura completa das eleições no Acre.
Eleições 2024: Veja quem são os candidatos a prefeito e a vereador nos 22 municípios do Acre
Eleições 2024: esquema de segurança no Acre vai contar com mais de 1,3 mil agentes no 1º turno no Acre
Ainda conforme dados do aplicativo, os principais alvos de denúncias são candidatos ao cargo de vereador, com 79. Logo depois estão partidos, coligações e federações, com 64 denúncias; candidatos a prefeito, com 55 denúncias e candidatos ao cargo de vice-prefeito ocupam a última posição da lista, com apenas seis registros.
Para utilizar o aplicativo, o usuário precisa se autenticar por meio de duas opções: cadastro no Gov.br ou do e-título. A partir daí, o passo a passo é simples: na página inicial já surge a opção de cadastrar uma nova denúncia, além da consulta a denúncias já enviadas.
Como denunciar
Eleições 2024: Entenda como são feitas as pesquisas eleitorais
Ao identificar uma irregularidade, o cidadão deve tirar uma foto, gravar um vídeo ou áudio e, por meio do aplicativo de celular, enviar as evidências para a Justiça Eleitoral no estado ou município que fará a análise da denúncia.
Além de elementos que indiquem a existência do fato noticiado, devem constar o nome e o CPF da pessoa que fez a denúncia.
Todas as denúncias são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da identidade.
O sistema foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets e está disponível para download nas lojas virtuais.
Sistema
O Pardal Web, acessado pela internet, é voltado para acompanhamento, estatísticas e orientações. O Pardal Móvel (para smartphones e tablets) é focado no envio das denúncias, que serão classificadas em propaganda eleitoral antecipada, propaganda eleitoral e outras irregularidades.
O aplicativo móvel também traz orientações sobre o que pode e não pode no período eleitoral. São informações sobre o uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, adesivos, material gráfico, vias públicas, comícios e participação de artistas em campanhas, entre outros tópicos.
O aplicativo permite o envio de denúncias ao Ministério Público Eleitoral, com relatos de supostos casos de propaganda eleitoral antecipada e de outros ilícitos eleitorais, que demandam atuação da Promotoria ou da Procuradoria Eleitoral.
VÍDEOS: g1

Mais Notícias