17 de outubro de 2024

A infância e o uso excessivo de telas: um desafio atual

A Escola Magnus Domini está atenta a essa realidade e indica caminhos possíveis. As consequências do uso excessivo de telas entre crianças e jovens têm sido amplamente divulgadas. Crianças com dificuldade de concentração; adolescentes com sérios acometimentos na saúde mental. Quando o tempo de tela ultrapassa o limite saudável, torna-se vital buscar um equilíbrio que permita, por um lado, viver as experiências singulares do universo infantil e, por outro, aproveitar as facilidades tecnológicas que o mundo digital proporciona.
“A crescente exposição a telas pode trazer prejuízos significativos, como o sedentarismo, a diminuição da interação social e a redução do tempo de brincadeira ao ar livre.”
Diante desse cenário, a Escola Magnus Domini tem orientado os pais sobre a melhor maneira de conciliar esses aspectos da vida moderna, os quais convocam novos comportamentos na relação familiar. Alguns perguntam: Quanto tempo meu filho pode ficar no joguinho? Qual a idade mais indicada para comprar um celular? Video Game também conta como tela? Devo monitorar o uso da internet do meu filho? E por aí vai…
Essas e tantas outras inquietações refletem o pensamento coletivo e impactam a realidade de cada ambiente familiar. Nesse contexto, a Magnus Domini indica alternativas para oportunizar a ampliação de hábitos saudáveis, como brincar ao ar livre, explorar novos lugares, conhecer e se relacionar com outras crianças.
Alguns caminhos possíveis podem levar a momentos de abastecimento da conexão entre pais e filhos; momentos esses que, gradativamente, vão sugerindo a distância das telas:
Proporcione finais de semana em ambientes que permitam o movimento.
Ofereça a prática de esporte ou de atividades artístico-culturais.
Promova o contato com a natureza.
Preserve a rotina do sono de toda a família.
Considere iniciar a prática da leitura compartilhada com seu filho.
Invista em um estilo de vida ativo que fortaleça a relação interpessoal.
Estimule jogos de tabuleiro, com amigos e parentes.
No mundo digital em que vivemos, o desafio é garantir que as crianças não percam a magia do brincar e os jovens possam socializar cada vez mais.
Divulgação Magnus Domini
Quanto às escolhas mais ajustadas no meio digital, os desenhos animados e as plataformas de jogos de caráter educativo ganham destaque. Da mesma forma, games com desafios lógicos podem estimular a criatividade e a resolução de problemas. Seja qual for o objetivo do envolvimento com a tela, o acompanhamento parental deve garantir a segurança e mediar o tempo de uso.
Outro ponto a destacar é a relação dos pais com o próprio uso do celular em casa, seja para demandas do trabalho ou para o entretenimento. Limitar também o uso de tela nos momentos em família é dar o exemplo do que se busca conquistar como educação para os filhos. As crianças são muito observadoras e se espelham nos modelos comportamentais dos adultos mais próximos. Neste caso, vale acondicionar o celular em um local combinado para respeitar o bom convívio e o diálogo.
Na Magnus Domini, os estudantes dos anos finais do ensino fundamental são convidados a participar de rodas de conversa sobre o uso da internet em todos seus aspectos – positivos e negativos. Isso os têm ajudado a formar consciência sobre o tema e senso crítico diante das suas escolhas. Na escola, o laboratório de informática abre caminhos para pesquisas, formatação de slides, edição de vídeos etc. A ideia é trabalhar sempre em equipes e desenvolver o apreço à tecnologia na direção de novas habilidades.
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