13 de janeiro de 2025

A lenha ou ecológicas: lareiras vão além da função de aquecer e podem criar atmosfera confortável em ambientes

Segundo especialista, a “vibe” aconchegante que as lareias trazem para os lares pode ser aproveitada de diversas maneiras, desde as que funcionam com chaminé e lenha aquelas que são acesas com álcool ou algum tipo de óleo. Lareiras tem mais de uma função em casas ou apartamentos
Freepik/Reprodução
Com a proximidade do inverno a tendência é que as temperaturas estejam cada dia mais baixas. Para espantar o friozinho muita gente acaba se rendendo ao desejo de ter uma lareira em casa. Não apenas para melhorar a temperatura, mas também para criar uma atmosfera confortável nos ambientes.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Lareiras são geralmente conhecidas por ocuparem espaço nos lares para que os moradores se aqueçam durante baixas temperaturas, porém, especialistas explicam que este item e suas mais diversas versões, podem ter mais de uma função em casas ou apartamentos.
Ficar próximo do fogo para ter momentos de lazer é uma das outras funções de lareiras
Maria Teresa Jardim/Arquivo pessoal
A autônoma, Maria Teresa Jardim, de Itapetininga (SP), conta que ter uma lareira em casa não é tão difícil, basta saber onde comprar lenha de boa qualidade, para evitar mau cheiro depois que ela começar a queimar.
Segundo Maria, a lareira acesa é sinal de aconchego em casa, pois já sente vontade tomar um vinho com sua mãe na companhia dos gatos de estimação, Bianca, Mila e Chico, que amam ficar por perto e sentir o calor do fogo.
“É muito bom (ter uma lareira) nos dias frios fica aconchegante. Também é bom para ter momentos de lazer, algum jantar, tomar vinho, tudo isso. Até os gatos se aquecem”, destaca Maria Teresa.
Os gatos de Maria Teresa se reúnem para aproveitar o clima da lareira
Maria Teresa Jardim/Arquivo pessoal
🔥Como escolher uma lareira?
Atualmente existem diversos tipos de lareiras no mercado, desde as mais tradicionais que funcionam a base de lenha e chaminés até as mais modernas, as ecológicas e elétricas, que funcionam de forma parecida com a dos aquecedores.
A Arquiteta Fernanda Cyrineu, também de Itapetininga, explica que entre as diversas opções, a pessoa que deseja ter uma lareira em casa deve prestar atenção no que está procurando, seja aquecimento ou decoração, pois o tamanho do espaço varia para a potência e tamanho do calor necessário.
“A lareira tradicional é uma opção charmosa, porém exige a limpeza regular da chaminé e o armazenamento de lenha, já a lareira elétrica utiliza eletricidade para gerar calor e criar uma ilusão de chamas, sendo uma opção mais segura e de fácil instalação. É uma alternativa moderna e prática para quem busca a atmosfera de uma lareira sem os inconvenientes das tradicionais”, salienta Fernanda.
Ter que lidar com cuidados específicos como a limpeza da chaminé, armazenamento de lenha e manutenção do sistema de ventilação pode ser um inconveniente, porém, os aquecedores elétricos ou a gás costumam demandar menos manutenção e não exigem uma instalação complexa como o modelo tradicional.
Se não for uma exigência ter uma fonte mais intensa e acolhedora de calor, ter um aquecedor pode ser a melhor opção. Fernanda explica que apesar de menos sofisticados, os aquecedores são uma excelente opção para manter a temperatura ambiente em dias frios.
“Lareiras podem agregar valor ao imóvel, pois uma sala com lareira pode ser diferencial na hora de vender ou alugar um imóvel, muitas pessoas consideram esse elemento como um item de luxo e sofisticação”, enfatiza a arquiteta.
A lareira acesa é sinal de aconchego em qualquer ambiente, principalemnte em dias frios
Maria Teresa Jardim/Arquivo pessoal
♻️Lareiras ecológicas
A especialista em design de interiores Thalía Soares, de Itapetininga, alerta que apesar de ser um item atrativo para as residências, lareiras e aquecedores não costumam ser tão comuns no Brasil e podem, se usados de forma inadequada, ser perigosos.
O que a designer costuma fazer, é recomendar lareiras ecológicas em áreas externas das casas, que são acesas em um tacho. Este equipamento funciona de forma sustentável e costuma ser movido a combustão de álcool ou algum tipo de óleo.
“A instalação deste tipo de lareira também é mais fácil, pois não requer chaminés ou dutos, o que facilita a adaptação em qualquer espaço externo”, explica Thalía.
Thalia cria projetos com lareiras na área externa das residências em Itapetinga (SP)
Thalia Soares/Arquivo pessoal
Segundo a profissional, ter uma lareira ecológica na área externa de casa oferece uma série de vantagens, principalmente porque elas são sustentáveis e utilizam biocombustíveis renováveis, que não emitem fumaça, fuligem ou gases nocivos.
Thalía ainda acrescenta que o efeito da chama, agrega um toque de aconchego e intimidade, ideal para criar uma atmosfera acolhedora para reuniões com familiares e amigos durante noites frias. A manutenção dessas lareiras também é bem simples, precisando apenas da reposição do biocombustível e de uma limpeza ocasional, o que as torna práticas e convenientes para o dia-a-dia.
“Aqui no Brasil não é muito comum e pode ser perigoso. O que eu coloco nos meus projetos em áreas externas é a lareira ecológica de tacho. Investir em uma lareira ecológica é uma maneira eficaz de combinar funcionalidade com sustentabilidade”, finaliza Thalía.
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias