26 de dezembro de 2024

A ‘maldição da selfie’ no Oscar de 2014: Acusações de agressão sexual, processos e separações

Boa parte dos artistas que participaram de clique histórico enfrentaram batalhas na justiça e na vida pessoal, além de não terem se destacado profissionalmente desde então. ‘Selfie’ traz Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Ellen DeGeneres, Bradley Cooper, Peter Nyong’o Jr., Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong’o e Angelina Jolie no Oscar 2014.
AP Photo/Ellen DeGeneres
Há dez anos, uma selfie mudou a história das selfies. Apresentadora do Oscar 2014, Ellen DeGeneres reuniu estrelas de Hollywood para um autorretrato durante a cerimônia.
Ellen juntou Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Bradley Cooper, Peter Nyong’o Jr., Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong’o e Angelina Jolie, todos sorridentes e animados, para o clique.
A famosa foto chegou a ser o post mais replicado de 2014 no Twitter, sendo retuitada 3,3 milhões de vezes.
Mas o jogo parece ter virado para boa parte dos participantes daquele clique histórico. Dez anos após a 86ª edição do Oscar, a vida dos artistas parece ter passado por alguma “maldição da selfie”.
Na lista de mudanças na vida dos clicados, acusações de agressões sexuais e de racismo, separações e processos.
Veja o que aconteceu com os artistas da selfie do Oscar, dez anos depois:
Ellen DeGeneres
Ellen DeGeneres retorna aos estúdios e pede desculpas após acusações nos bastidores
Reprodução/Instagram
Em 2020, a responsável pela foto, Ellen DeGeneres esteve no meio de uma polêmica envolvendo funcionários de seu programa.
Acusações nos bastidores de racismo e desrespeito a funcionários do “The Ellen DeGeneres Show” geraram uma investigação interna e três produtores executivos foram demitidos após denúncias.
Em maio de 2022, após 19 anos, a apresentadora gravou o último episódio de seu talk-show.
Kevin Spacey
Kevin Spacey durante sua chegada ao tribunal na terça-feira (25).
Daniel LEAL / AFP
Em 2017, três anos após posar para a selfie, Kevin Spacey foi acusado de assediar sexualmente vários homens durante a produção da série “House of Cards”. O ator foi cortado da produção logo após as acusações e enfrentou algumas batalhas no tribunal além de novas acusações.
Em 2023, o ator foi considerado inocente de nove acusações em júri que durou quatro semanas. Apesar disso, Spacey ainda não conseguiu retomar a carreira normalmente.
Brad Pitt e Angelina Jolie
Angelina Jolie e Brad Pitt em foto de 2011
REUTERS/Carlo Allegri
Em 2016, Brad Pitt e Angelina Jolie anunciaram a separação. Ao pedir o divórcio, a atriz alegou diferenças irreconciliáveis.
E o término acabou se tornando uma grande briga pública, com direito a acusações de agressão durante um voo e um processo envolvendo a venda de uma vinícola do casal.
Meryl Streep
Meryl Streep e Don
Reprodução GloboNews
Ainda falando sobre separações, Meryl Streep, também presente da selfie, passou por um divórcio “secreto” nesse período. Em 2023, um porta-voz da atriz confirmou ao Page Six que ela e o marido, Dom Gummer, haviam se separado após 45 anos de união. Segundo o relato, o casamento havia terminado seis anos antes da confirmação.
Bradley Cooper, Jared Leto e Julia Roberts
Bradley Cooper, indicado por ‘Maestro’, chega ao Globo de Ouro 2024
Jordan Strauss/Invision/AP
Desde a foto, parece que a carreira de alguns artistas também deu uma travada, mesmo que não tenham enfrentado um grande escândalo.
Jared Leto não conseguiu repetir o sucesso daquela época, estrelando filmes que foram achincalhados pela maior parte da crítica. Julia Roberts também se envolveu em alguns fracassos, tendo somente o longa “Ingresso para o paraíso” (2022) como destaque.
Um dos menos “amaldiçoados”, Bradley Cooper não venceu mais nenhum prêmio do Oscar, mesmo sendo indicados em algumas categorias pelo menos dez vezes desde então. Há esperanças de que o ator quebre a “maldição” agora em 2024 por sua atuação no filme “Maestro”.
Ainda estão salvos…
Jennifer Lawrence durante lançamento do filme “Que Horas Eu Te Pego?”, em Londres
Vianney Le Caer/Invision/AP
Os quatro artistas mais jovens do grupo estariam salvos da “maldição da selfie”.
Jennifer Lawrence, Peter Nyong’o Jr., Lupita Nyong’o e Channing Tatum seguem bem na carreira — embora Tatum tenha sido indicado ao Framboesa de Ouro 2024 na categoria Pior Casal com Salma Hayek, pelo filme “Magic Mike: A Última Dança”.
Oscar 2024: veja filmes indicados
Lawrence, inclusive, será uma das apresentadoras da premiação, que acontece no domingo (10).

Mais Notícias