16 de novembro de 2024

A morte de Silvio Santos, a crise de governabilidade no país, o Brasil irrespirável: todos os episódios da semana de O Assunto

O Assunto é o podcast diário do g1. Perdeu algum? Aproveite o fim de semana para maratonar. Você pode ouvir O Assunto no g1, no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O Assunto é o podcast diário do g1, apresentado por Natuza Nery, e publicado de segunda a sexta-feira. Perdeu algum episódio da semana? Você pode aproveitar o fim de semana para maratonar! É só colocar o fone e dar o play!
O Assunto #1281: ESPECIAL – Silvio Santos, o maior apresentador da TV brasileira🎧
Ícone da televisão no país, Silvio Santos morreu aos 93 anos no sábado (17). Rei dos domingos por mais de seis décadas, Silvio é homenageado neste episódio especial em que Natuza Nery conversa com o apresentador Serginho Groisman e com o jornalista André Barcinski. Serginho, que trabalhou com Silvio no SBT por 8 anos, relembra a relação com o dono da emissora e a primeira conversa que tiveram. “Ele não gostava de ser bajulado”, diz, ao falar das inúmeras vezes em que artistas idolatravam o antigo patrão. Serginho relembra como o empresário “sempre soube que a alegria era mais forte do que as lágrimas. Ele queria desejar alegria”. Roteirista da série “O Rei da TV”, Barcinski analisa como Silvio Santos “anteviu como a televisão substituiria o rádio” como meio de comunicação mais popular do Brasil e relembra a trajetória do camelô que virou dono de um império televisivo, com negócios diversificados. Barcinski analisa como Silvio era um personagem único, “dono e principal atração” do SBT, que tomava decisões “por puro instinto”. O jornalista destaca a conexão única de Silvio com o público e como ele se tornou uma figura única não só da televisão brasileira, mas mundial. O jornalista conclui como o dia 17 de agosto de 2024, data da morte do rei da televisão brasileira, marca o fim de uma era: “uma data em que acaba um tipo de televisão, goste ou não dela, criada por Silvio Santos”.
#1282: A crise de governabilidade no Brasil🎧
Em 2015, sob o clima de embate entre o governo de Dilma Rousseff e a Câmara comandada por Eduardo Cunha, nascia o Orçamento Impositivo – mecanismo que obriga o governo federal a pagar as emendas de cada um dos 513 deputados e 81 senadores. Na sequência, durante os governos Michel Temer e Jair Bolsonaro, o Legislativo, sob o comando do Centrão, ganhou cada vez mais poder – e mais dinheiro de emendas, neste ano na casa dos R$ 44,6 bilhões. O cenário cria o que Marcos Nobre, convidado de Natuza Nery neste episódio, chama de “desequilíbrio de forças”, levando o país à ingovernabilidade. Professor da Unicamp e presidente do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), Marcos define o que chama de “presidencialismo flex”, ou de conveniência: um governo sem maioria lida com parlamentares que votam de acordo com os próprios interesses. Ele analisa ainda o papel atual do Supremo nesse jogo de forças e aponta a dificuldade de resolução do atual descompasso de forças entre os Três Poderes.
#1.283: O novo recorde da Bolsa – motivos e cuidados🎧
Pela primeira vez na história, o índice Ibovespa passou dos 136 mil pontos. É o ponto mais alto, até aqui, de um movimento brusco de valorização das ações de empresas listadas na bolsa brasileira – até dois meses atrás, o índice chegou a baixar dos 120 mil pontos. Resultado de uma convergência de fatores externos (expectativa de queda na taxa de juros dos EUA) e internos (economia crescendo mais que o previsto pelo mercado e sinalização de independência de Gabriel Galípolo, principal cotado à presidência do Banco Central). Para analisar os aspectos que levaram ao recorde da Bolsa e projetar os próximos passos da economia brasileira, Natuza Nery conversa com o jornalista Gustavo Ferreira, editor-assistente do Valor Investe.
#1.284: O Brasil sufocado pela fumaça🎧
Quem vive na região Norte do país já percebe há dias que o ar está mais pesado. Na Amazônia, já são 59 mil focos de incêndio apenas em 2024 – é o maior registro de queimadas dos últimos 17 anos. Da maior floresta tropical do planeta, de onde emergem enormes correntes de vapor que levam umidade para grande parte do continente – os rios voadores –, o que se vê agora é um rastro de fumaça que transporta gases poluentes por dez estados brasileiros e mais quatro países: Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. Essa fumaça se soma à falta de chuvas, uma estiagem que atinge diretamente mais de 1.000 cidades brasileiras e torna o ar, principalmente nas grandes cidades, quase impossível de respirar. Neste episódio, Natuza Nery entrevista Giovanni Dolif, meteorologista pesquisador do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), que explica as causas ambientais desta seca, e Jesem Orellana, epidemiologista da Fiocruz Amazônia, que alerta sobre os riscos da baixa qualidade do ar na saúde humana.
#1.285: A coroação de Kamala Harris🎧
Na madrugada desta sexta-feira (23), Kamala Harris encerrou a convenção democrata ao aceitar formalmente ser a candidata do partido à presidência dos Estados Unidos. No discurso de quase 1 hora, ela pregou a necessidade de unir o povo americano e alertou sobre os riscos de Donald Trump voltar à Casa Branca. Minutos depois de Kamala descer do palco, Natuza Nery conversou com as correspondentes Sandra Coutinho e Raquel Krähenbühl, que cobriam in loco a convenção democrata, em Chicago. Neste Assunto especial a três, Sandra e Raquel apontam como Kamala retomou “americanismos patrióticos” e se colocou como a candidata que olha para o futuro dos Estados Unidos. Juntas, elas explicam por que o encontro do partido foi realizado em Chicago, uma das cidades mais importantes do “muro azul” – composto por estados-pêndulo que serão decisivos para o resultado das urnas. Elas também comentam os quatro dias de convenção, a partir dos discursos realizados pelo presidente Joe Biden – em total clima de despedida – e pelo ex-presidente Barack Obama – cujo apoio energiza a campanha de Kamala para seus apoiadores.
VEJA CORTES DO ASSUNTO EM VÍDEO
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Sarah Resende. Apresentação: Natuza Nery.
Natuza Nery comanda o podcast O Assunto
g1

Mais Notícias