28 de setembro de 2024

‘A Roça é hype’: entenda a expressão que coloca elementos do campo na moda e invade o Rodeio de Jaguariúna

Estilo de se vestir com botas, chapéus, e cintos, antes colocados como um esteriótipo ‘da roça’, invadiram um dos maiores rodeios do Brasil. Letreiro ‘A Roça é Hype’ no Jaguariúna Rodeo Festival
Antonio Trivelin/g1
A roça é hype. A expressão está em todo lugar do Jaguariúna Rodeo Festival. O slogan da edição de 35 anos de um dos maiores rodeios do Brasil é simples de explicar: é unir elementos com esteriótipo de serem da roça ou do campo e colocá-los novamente na moda. E é exatamente isso que se vê ao caminhar pelo evento.
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Itens como chapéus, botas, cintos grandes e camisas xadrez vestiram grande parte do público presente. E elementos mais contemporâneos, como brilhos e saias, dão o ar moderno ao estilo.
Tatiane Oliveira no Jaguariúna Rodeo Festival
Antonio Trivelin/g1
A fotógrafa Tatiane Oliveira, que esteve no evento pela quarta vez, diz que gosta de percorrer rodeios, como o de Jaguariúna e o de Barretos. Vestida de chapéu, bota, e blusa com detalhes com brilho, ela diz que a vestimenta compõe sua identidade.
“Meu tio já foi tropeiro e meu irmão, peão. Está no sangue”, afirma.
‘Estilo de vida’
O mecânico industrial Vinicius Almeida conta que foi ao evento para ver todas as atrações musicais, mas, em especial, a dupla Fernando e Sorocaba, da qual é grande fã.Com botas, chapéu e cinto típico, ele conta que a roupa faz parte do seu estilo. “É o que eu sou, um estilo de vida”, aponta.
Luiz Cláudio e Flávia Marques no Jaguariúna Rodeo Festival
Antonio Trivelin/g1
Já o engenheiro de automação Luiz Cláudio da Silva e a enfermeira Flávia Marques estiveram neste ano em Jaguariúna pela primeira vez. Eles também estavam vestidos com itens como chapéus e botas. “Tem que se portar como a festa pede”, diz Luiz.
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