16 de janeiro de 2025

A uma semana do início do inverno, Porto Alegre tem dia mais quente para junho em 27 anos

Temperatura passou de 32°C nesta sexta-feira (14), segundo Climatempo. Estado deve ter chuva no final de semana. Dia de sol em Porto Alegre
Alex Rocha/PMPA
O inverno começa em uma semana, no dia 21 de junho, mas Porto Alegre vive dias de calor. Esta sexta-feira (14) foi o dia mais quente para um mês de junho na capital, com o registro de 32,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado tem previsão de chuva a partir de sábado (15), com a chegada de uma frente fria (veja detalhes abaixo).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com a Climatempo, desde 1997 o mês não tinha um dia tão quente na cidade. A pesquisa foi limitada ao final dos anos 1990 em razão de falhas nos bancos de dados.
Guaíba não deve ultrapassar cota de alerta mesmo com chuva
A média normal da temperatura máxima para o mês em Porto Alegre é de 20,3°C, conforme cálculos do Inmet para o período entre 1991 e 2020. O recorde anterior havia sido registrado em 8 de junho de 2006, quando os termômetros alcançaram 31,6°C na capital.
Previsão de chuva
Após o calor, a previsão é de chuva intensa em Porto Alegre e em boa parte do Rio Grande do Sul. A instabilidade é provocada pelo retorno de uma frente fria. A chuva começa na sexta, em alguns pontos do sul gaúcho. A partir de sábado (15), a metade norte do estado passa a ser atingida, incluindo as regiões Norte, Noroeste, Serra, Vales, Metropolitana e Litoral.
Os volumes acumulados de chuva devem ultrapassar os 100 milímetros e chegar a 200 milímetros até terça-feira (18), segundo a Defesa Civil e a Sala de Situação do estado. Os números são semelhantes à média do mês inteiro, de acordo com a Climatempo.
A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, explica que o fenômeno não deve provocar os mesmos impactos que os temporais de maio.
“Nós não teremos agora, neste episódio, os mesmos volumes de chuva extremos como nós tivemos durante o mês de maio. E, além disso, esta chuva não vai ser nem tão volumosa e nem vai se prolongar por tantos dias como aconteceu”, diz.
A Defesa Civil afirma que já está articulando, junto às prefeituras, a adoção de medidas preventivas, especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento. Nessas áreas, pode ser necessária ação de manutenção e limpeza, permitindo a vazão da água.
Defesa Civil do RS divulga orientações sobre alertas de chuva no fim de semana
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias