Aumento dos animais causa desiquilíbrio natural no parque e aumenta risco de doenças, diz Prefeitura. Aumento número de gatos abandonados no Bosque dos Jequitibás, em Campinas
O Bosque dos Jequitibás , em Campinas (SP), tornou-se um ponto de abandono de gatos domésticos. Segundo a Prefeitura, cerca 40 animais estão abandonados no parque, podendo prejudicar a dinâmica do parque e causar um desequilíbrio ecológico.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A veterinária Camila Cristina, responsável pelo Bosque, afirma que os gatos podem não possuir a vacinação correta, e com isso, existe a chance deles transmitirem doenças para humanos ou outros animais do bosque.
” Além da questão do bem estar animal, que abandono é crime, e os animais ficam desamparados, também tem a questão de outras doenças, principalmente infecciosas, que podem passar ‘plantel’ do zoológico e também para outros da região”.
Prejuízos
Rose Inez Teodoro, monitora e cuidadora da banca de lembrancinhas e das camas elásticas para crianças há oito anos no parque, afirma que há dois meses percebe a presença dos animais no local. Com a presença dos felinos, a trabalhadora começou a enfrentar problemas para manter a conservação dos brinquedos, já que os gatos acabam invadindo a área.
“As hastes da cama elástica [ficam, o chão também fica muito sujo. A gente tem que higienizar e gasta muito com produtos de limpeza”, comenta.
Bosque dos Jequitibás se torna ponto de abandono de gatos em Campinas
Reprodução/EPTV
Com o aumento da população de gatos, moradores começaram a colocar comida e água para os felinos, mas isso não impede que eles se alimentem das cotias e dos passarinhos do parque, causando um desequilíbrio ecológico.
A Prefeitura de Campinas explicou que os veterinários do departamento de proteção e bem-estar animal realizam castração, conforme a programação no Portal Animal Campinas.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas