27 de setembro de 2024

Abílio Brunini promete combater corrupção, 100% de asfalto nas ruas e restruturação de UPAs em Cuiabá

O candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), foi entrevistado durante o MT 1ª Edição, na TV Centro América. Eleições 2024: MT1 entrevista Abílio Brunini (PL)
Nesta quarta-feira (25), o MT 1ª Edição entrevistou o candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL). A entrevista teve duração de 15 minutos e foi transmitida pela TV Centro América e Globoplay. Assista, no vídeo acima, a íntegra da entrevista. Assista, no vídeo acima, a íntegra da entrevista.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Todos os candidatos que concorrem ao pleito serão entrevistados. As entrevistas seguem até quinta-feira (26), e a ordem foi definida por sorteio em reunião com representantes das candidaturas.
MT1 entrevista Abílio Brunini
Kessillen Lopes/g1
Corrupção
Abílio Brunini foi questionado sobre uma de suas propostas de governo, que pretende instalar câmeras de segurança em órgãos públicos e assim evitar a corrupção. Quando perguntado sobre a confiança que essa proposta transmite aos servidores públicos, o candidato afirmou que não pretende rever a proposta no seu plano de governo.
“O servidor está sendo pressionado com risco de perder o emprego. As câmeras não são para perseguir o servidor e sim o político que intervir no serviço público”, explica.
O candidato ainda enfatizou que transparência do seu governo será ligada a apresentação de dados com o apoio de Inteligência Artificial (IA) e que o cidadão poderá ter acesso aos dados de transparência via Whatsapp.
Dívidas
O candidato foi questionado sobre quais medidas o mandato dele adotará para quitar ou diminuir a dívida da Prefeitura, que atualmente está em R$ 1,2 bilhão. Abílio afirmou que renegociação e transparência de contratos e receitas devem diminuir a corrupção e facilitar a quitação da dívida.
O candidato também prometeu cortar medidas superfaturadas.
“O problema não é a receita. O problema está no mau gasto, nos contratos superfaturados, nos problemas de corrupção e na má aplicação dos recursos públicos”, diz.
Vacinação
Abílio foi questionado sobre quais os planos de governo para a cobertura vacinal na cidade de Cuiabá e se as vacinas serão obrigatórias ou opcionais. O candidato disse que as vacinas permanecerão dessa forma e prometeu a reestruturação no sistema de saúde, com a construção de áreas de exercício físico dentro das UPAs.
“Primeiro é necessário melhorar a estrutura das UPAs. Precisamos colocar através de agendamento de consulta via Whatsapp, o calendário de forma correta e quero que todas as que sejam aprovadas e que combatem doenças continuem sendo oferecidas.
Infraestrutura
Ao ser questionado sobre como será a relação com o governo, tanto do estado, em relação à promessa de asfaltar 100% de Cuiabá, Abílio admitiu que não possui o apoio no momento, mas que terá apoio após as Eleições municipais.
Diversidade
O candidato foi questionado se possui propostas específicas para o grupo LGBTQIAP+. Abílio afirmou que trouxe propostas para todos os grupos e que trata de inclusão, com ênfase no atendimento no sistema de saúde.
“Você vai ter médico na Upa e estou dizendo para todos, até porque a gente sangra igual, ateu, branco, pobre, rico. Tá faltando médico pra todo mundo. Nossas políticas são inclusivas para todos as pessoas aqui da nossa cidade” disse.
Quem é Abílio Brunini
Abilio Jacques Brunini Moumer, tem 40 anos, nasceu em Cuiabá e é formado em arquitetura em urbanismo. Em 2016, foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, vencendo o 1º turno.
No 2º turno foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.
Já em 2022, foi eleito deputado federal. É casado com a empresária e designer de interiores Samantha Iris e pai de dois filhos. Abílio é membro da comissão de saúde e concorre pela segunda vez à Prefeitura de Cuiabá.
Veja entrevista do candidato Abílio Brunini ao g1
O candidato tem como vice a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Mais Notícias