Iniciativa faz parte de programa do Governo Federal que busca acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual. Projeto do Governo Federal distribui absorventes gratuitos
g1
Absorventes gratuitos estão sendo distribuídos para moradores em situação de vulnerabilidade social em 372 estabelecimentos credenciados no programa Farmácia Popular em Araraquara, Rio Claro e São Carlos (SP) e outras 37 cidades da região.
A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal e busca acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual. (Consulte abaixo o endereço da sua cidade e veja quem pode retirar.)
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que no Brasil, uma a cada quatro meninas faltam à escola durante o período menstrual e cerca de 4 milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar.
Consulte o endereço das Farmácias Populares da região:
Farmácias da região credenciadas no programa ‘FARMÁCIA POPULAR’
A lista com as farmácias credenciadas no programa é divulgada pelo Ministério da Saúde.
O g1 encontrou divergências nos dados fornecidos pelo órgão como estabelecimentos que não funcionam mais e endereços diferentes. Diante disso, a equipe do g1 São Carlos e Araraquara consultou nome a nome na base de cadastros da Receita Federal e atualizou a tabela.
Sobre a divergência de dados, o Ministério da Saúde disse que a lista é atualizada mensalmente e que qualquer mudança como troca de endereço ou baixa na empresa, precisa ser comunicada pelo proprietário do estabelecimento.
Quem tem direito ao absorvente gratuito?
Projeto do Governo Federal distribui absorventes gratuitos
Reprodução/EPTV
Podem retirar pessoas com idade entre 10 e 49 anos de idade (considerada como idade fértil) e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Além disso, é necessário estar em uma das seguintes situações:
Estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
Ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo);
Estar em situação de rua.
Como retirar o absorvente gratuito?
Para retirar o absorvente, basta a pessoa apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital e um documento com foto e CPF.
Clique aqui para acessar o aplicativo Meu SUS digital
Os que tiverem dificuldade em gerar o documento, podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou equipamentos da assistência social como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua para orientações.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.