22 de outubro de 2024

Acipi apresenta nova solução para recuperação de crédito

Workshop “Vendeu e não recebeu? Como recuperar” realizado pela Acipi, reuniu mais de 70 empresários
Encontro abordou os quatro pilares da gestão de crédito para que as empresas aprimorem seus sistemas de cobrança – Crédito: Divulgação
Como ajudar empresas e clientes na recuperação de crédito. Esse foi o tom do workshop “Vendeu e não recebeu? Como recuperar”, realizado pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) em parceria com a Equifax Boa Vista, na manhã do último dia 10, reunindo mais de 70 empresários. Um dos destaques foi a apresentação de uma nova solução para associadas Acipi: a CRC (Central de Recuperação de Crédito), resultado de parceria com a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana).
Samuel Cardoso, supervisor de Processos Administrativos da Acipi e especialista da Equifax Boa Vista, detalha que, em breve, essa nova solução será oferecida às associadas.
“Estamos realizando a etapa piloto da CRC com duas empresas pré-selecionadas para testar a solução na prática. Essa fase é essencial para que possamos identificar possíveis melhorias e formatar o serviço com precisão. Queremos garantir que, quando for oficialmente lançada, a CRC esteja funcionando com qualidade, segurança e assertividade”.

Plateia acompanha as orientações sobre técnicas de cobrança na nova parceria que envolve Acipi, Acia e Equifax Boa Vista – Crédito: Divulgação
A CRC começará com o registro do devedor na base do SCPC/CRC, permitindo que a Acipi e sua equipe assumam o processo de cobrança. Isso é especialmente útil para empresas que não têm tempo ou experiência suficientes para lidar com esse tipo de situação. Vale lembrar que a Equifax Boa Vista disponibilizará ferramentas digitais eficazes, como o e-mail seguro, que proporciona uma comunicação ágil e juridicamente respaldada.
Orientações para recuperação de crédito
Samuel Cardoso explica que mais de 50% dos devedores desejam quitar suas dívidas, sendo muitos deles devedores pontuais com apenas um ou dois registros de inadimplência. Segundo o especialista, conhecer o perfil de cada devedor permite que o empreendedor ajuste suas estratégias de cobrança de forma mais eficaz.
“É primordial ao empreendedor que conheça cada perfil dos clientes inadimplentes. Essa aproximação permite que ele consiga personalizar as estratégias de cobrança. É impossível zerar a inadimplência, esse é um objetivo inatingível, mas é possível equilibrá-la para que não se torne um problema maior para o empresário”.
Durante o workshop, Samuel apresentou os quatro pilares da gestão de crédito: prospecção, concessão, gerenciamento de carteira e cobrança. Ele frisou que as empresas devem estruturar uma régua de cobrança eficiente, ajustando os métodos conforme os canais e perfis dos devedores. O especialista admitiu, no entanto, que nem sempre é possível ter uma equipe dedicada exclusivamente à recuperação de crédito, especialmente na rotina de pequenos e médios empresários.
“Nesse sentido, a Solução CRC se destaca, oferecendo todo o suporte necessário para que as empresas possam recuperar créditos de maneira eficaz, sem precisar lidar diretamente com o processo de cobrança”.

Crédito: Divulgação
Entre as apresentações dos especialistas, foram abordadas as práticas legais permitidas no processo de cobrança.
“Embora o credor tenha o direito de cobrar uma dívida, alguns métodos são vedados, como a exposição vexatória do devedor ou telefonemas insistentes. No entanto, contatos respeitosos via telefone, e-mail, WhatsApp e mensagens privadas em redes sociais são permitidos, desde que realizados com o devido cuidado e dentro dos limites da legislação”, detalha Samuel.

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